CUIDADO

Servidores de saúde do Recife são treinados para prevenir coronavírus

O Brasil ainda não registrou nenhum caso de coronavírus, mas investiga 13 pacientes suspeitos

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 04/02/2020 às 16:53
Wellington Lima/ JC Imagem
FOTO: Wellington Lima/ JC Imagem

Mais de dois mil servidores de toda a rede municipal de saúde do Recife serão treinados e receberão informações sobre cuidados e prevenção do novo coronavírus. Entre as ações estão o uso de material de proteção individual como luvas e máscaras e a distribuição de informativos sobre os sintomas da doença.

De acordo com o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, médicos, enfermeiros e equipes do Samu serão capacitados.

Além da rede municipal, a Secretaria Estadual de Saúde e o Sindicato dos Hospitais Particulares do Estado incluindo clínicas e laboratórios também estão mobilizados para possíveis casos suspeitos da doença aqui em Pernambuco.

No Brasil ainda não há casos confirmados do coronavírus, mas, de acordo com o presidente do sindicato, há chances de a doença ser detectada primeiro em pacientes da rede particular. É o que afirma George trigueiro, presidente do sindicato dos hospitais. “A grande mobilidade global das pessoas, quem tem condições de viajar para China, são pessoas que têm um certo poder aquisitivo. Se imagina que as pessoas têm plano de saúde, são pacientes privados e é por isso que os hospitais privados devem estar preparados”, apontou.

Casos suspeitos no Brasil

O Ministério da Saúde investiga 13 casos suspeitos do novo coronavírus no Brasil. Os pacientes estão internados em observação com febre dor de cabeça e problemas respiratórias sintomas semelhantes ao coronavírus.