INVESTIGAÇÃO

Detento morre e outro é internado com suspeita de meningite no presídio de Vitória de Santo Antão

Por conta dos casos suspeitos de meningite, a visita foi suspensa neste fim de semana

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 07/02/2020 às 17:53
Reprodução/Google Street View
FOTO: Reprodução/Google Street View

Dois casos suspeitos de meningite estão sendo investigados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata de Pernambuco. Dois detentos do Presídio da Vitória de Santo Antão, no bairro Lídia Queiroz, foram socorridos para a emergência do Hospital João Murilo de Oliveira com sintomas da doença.

Segundo a SES-PE, o primeiro foi transferido nesta quinta-feira (6) para o Hospital Correia Picanço em estado grave e já teve o diagnóstico confirmado para meningite. Já a segunda vítima, de 22 anos, não resistiu e morreu nesta sexta-feira (7).

Segundo o que explica a gestora do Hospital João Murilo de Oliveira, Roberta Câmara, não há motivos para pânico e o atendimento na unidade de saúde está sendo normalizado.

O diretor da unidade prisional, Emanuel Lima, afirma que a situação está sob controle, mas as visitas desse fim de semana foram canceladas. “Nas primeiras horas, assim que os casos foram diagnosticados, foram acionadas as Secretarias Municipal de Saúde e Estadual de Saúde e de pronto seus órgãos de vigilância sanitária e epidemiologia tomaram todas as medidas necessárias aos casos. De imediato os órgãos de controle tomaram todas as providências necessárias e 100% da população carcerária e os servidores foram imunizados”, garantiu.

Confira a nota completa da SES-PE

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) informa que foi notificada de dois casos suspeitos para doença meningocócica no Presídio de Vitória de Santo Antão. Um dos pacientes, um homem de 28 anos, está internado no Hospital Correia Picanço, no Recife, desde a noite da última quinta-feira (6) e já teve diagnóstico confirmado para a doença. Ele está na UTI do Correia Picanço e vem recebendo a devida assistência na unidade, referência estadual para doenças infecto-contagiosas. O outro caso, um homem de 22 anos, atendido no Hospital João Murilo, em Vitória, ainda está em análise. O paciente deu entrada no serviço de saúde e veio a óbito nesta sexta (7).

A SES-PE, em parceria com a secretaria de Saúde de Vitória e a Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres), já está realizando todas as medidas de controle epidemiológico. Todos os reeducandos e outros contactantes estão realizando a profilaxia indicada para esses casos com uma dose de antibiótico. Por fim, é importante destacar que, além dos dois casos citados, não há nenhum outro paciente com sintoma da doença no Presídio. A Seres acrescenta que, por medida de segurança, neste final de semana, todas as visitas no PVSA serão suspensas (íntima e familiar).