Quipapá

Maior doadora de leite materno do Brasil dá à luz a quarto filho em PE

Michele Maximino chega a doar até três litros de leite por dia

Priscila Miranda
Priscila Miranda
Publicado em 10/02/2020 às 14:43
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

Imagine a seguinte cena. Uma mãe segura o filho recém-nascido no colo e o amamenta. Comum, não é mesmo? Bom, para muitas mulheres esse é um sonho que não consegue ser realizado. Há mães que, por motivos físicos ou emocionais, sofrem para conseguir amamentar os filhos, e por isso precisam de ajuda. Uma das formas mais eficazes de fazer isso é através da doação de leite materno.

Em Pernambuco, mais precisamente no município de Quipapá, na Zona da Mata Sul, mora a maior doadora de leite materno do Brasil, a auxiliar de enfermagem Michele Maximino, que deu a luz ao quarto filho na semana passada.

Michele chega a doar três litros de leite por dia, enquanto outras mulheres saudáveis produzem cerca de 750 ml a cada 24 horas. Em 2013, quando ela teve a terceira filha, a auxiliar de enfermagem ficou conhecida em todo o País ao doar 480 litros de leite em um hospital de Caruaru.

Ouça entrevista com Michele Maximino no podcast O Fato É...

O marido de Michele e pai das crianças, Ederval Trajano conta a trajetória da família com a conscientização dobre a doação de leite materno.

“A gente não tinha muito conhecimento da doação de leite, então, para mim, para ela, a quantidade de leite que ela tinha era normal. Do segundo filho, Gabriel, Michele ficava reclamando, perguntando a Deus porque ele tinha dado muito leite a ela. E aí no terceiro filho, que foi a Mariana, ela veio prematura para que Michele pudesse ver o drama das mães que têm filhos prematuros e, a partir daí, eu e ela conversamos para que todo leite que ela tivesse, dentro da possibilidade da gente, a gente levasse até o banco Jesus Nazareno, que é uma forma de agradecer pela vida da mãe Mariana.”

Saiba como doar leite materno

Todos os anos, aproximadamente 150 mil litros de leite materno humano são coletados, processados e distribuídos aos recém-nascidos de baixo peso de várias unidades neonatais de todo o Brasil. No Recife, o banco de leite humano do Imip é um centro de referência. As doações dos frascos são feitas no térreo do ambulatório central, de segunda a sexta, das 8h ao meio-dia e do meio-dia às 17h.

Para as maternidades municipais, a coleta é feita na Maternidade Bandeira filho, no bairro de Afogados, na Zona Oeste do Recife. Quem quiser doar leite humano à maternidade deve entrar em contato pelo número (81) 3355-2235.