Coronavírus

Coronavírus: Brasil tem apenas um caso suspeito

O Ministério da Saúde continua atento ao surto ocorrido na China e trabalha com a possibilidade de aumento dos casos suspeitos

Lucas Rocha
Lucas Rocha
Publicado em 20/02/2020 às 21:02
Divulgação/Josué Damacena
FOTO: Divulgação/Josué Damacena

O Brasil tem, atualmente, apenas um caso suspeito do novo coronavírus (Covid-19). Trata-se de uma criança de 2 anos de idade, em São Paulo, considerada suspeita desde a quarta-feira (19) por ter um histórico de viagem à China. Entretanto a criança não viajou à Wuhan, epicentro da contaminação. A informação foi dada por representantes do Ministério da Saúde, na tarde desta quinta (20), em Brasília.

De acordo com Wanderson de Oliveira, Secretário de Vigilância em Saúde do ministério, existe uma série de circunstâncias que freiam o aparecimento de vários casos suspeitos, como a quarentena imposta na China, o fato do Brasil estar no verão e não termos voos diretos para aquele país.

Segundo o ministério, os exames têm sido feitos com maior celeridade e, com isso, casos considerados suspeitos são descartados rapidamente e sequer entram no balanço diário da pasta.

Até o momento, 75.778 casos foram contabilizados no mundo, conforme dados da Universidade Johns Hopkins, dos Estados Unidos. A China é o paios que reúne o maior número de pessoas infectadas, 74,5 mil.