COMEÇOU

Do frevo ao brega: Carnaval do Recife tem abertura multicultural

A abertura do Carnaval do Recife, no Marco Zero, levou uma multidão ao principal polo da folia da capital pernambucana

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 22/02/2020 às 8:14
Felipe Queiroz/ Michel Angelo/ Divulgação
FOTO: Felipe Queiroz/ Michel Angelo/ Divulgação

A abertura do carnaval do Recife, no palco do Marco Zero, na noite desta sexta-feira (21), foi a cara do carnaval multicultural da capital pernambucana. O show começou com um grande espetáculo de dança do grupo Matulão com músicas inéditas, tudo coordenado pelo cantor e compositor Antônio Nóbrega.

Em seguida, o Bloco das Flores, um dos homenageados do carnaval 2020, perfumou a plateia com os frevos líricos já conhecidos dos foliões recifenses juntamente com o outro homenageado do carnaval do deste ano, o Maestro Édson Rodrigues, que animou os foliões regendo a orquestra com vocais como Jota Michiles e o Som da Terra.

Abertura do Carnaval do Recife comprovou a marca multicultural da folia
Antônio Nóbrega na abertura do Carnaval do Recife
Felipe Ribeiro/ JC Imagem

O Maestro Forró e a Orquestra Popular da Bomba do Hemetério levaram nomes como Ed Carllos, que conversou conosco sobre o Carnaval deste ano. “O termômetro do nosso Carnaval é o Marco Zero. Eu tenho a honra de todos os anos estar aqui, abrindo essa temporada maravilhosa (...) A gente só para na Quarta-feira de Cinzas. Não tem tempo para ficar parado”, comentou.

Além de Ed Carllos, Fabiana Pimentinha e Getúlio Cavalcanti estiveram no palco. Getúlio falou sobre como manter a tradição e o frevo tradicional para as novas gerações. “Eu acredito que seja tendo amor pela coisa que faz, é você valorizar também o povo, que é quem diz se a música é boa ou não”, disse.

Brega mais uma vez no palco

Priscila Senna, principal atração da noite, levou muito brega e frevo para o palco principal do carnaval recifense.

A cantora Priscila Senna disse estar muito feliz com a representação do brega na folia de momo. “Me sinto muito feliz. Uma energia maravilhosa, me diverti muito, a galera interagiu e cantou do início até o fim. Se Deus quiser voltaremos no que vem, firmes e fortes”, declarou.

Prefeitura e Governo do Estado avaliam festa

O prefeito Geraldo Júlio falou da alegria que o circo traz para o Carnaval do Recife, que segundo ele é o mais barato do Brasil. “A gente está com a expectativa de fazer um grande Carnaval. Tenho certeza que vai ser o maior carnaval da história do Recife (...) Está tudo preparado, agora é o folião fazer essa grande festa que é o carnaval do Recife, o carnaval mais barato do Brasil”, garantiu.

O governador de Pernambuco elogiou a Prefeitura do Recife pela organização e decoração carnavalesca. “Eu não tenho dúvidas de que mais uma vez a gente vai fazer um Carnaval de paz, alegria, as pessoas nas ruas brincando com suas famílias”, concluiu.

Programação deste sábado

Neste sábado (22), a programação no palco do Marco Zero fica por conta das mulheres.

Confira:

  • Dita Curva – 20h
  • Nena Queiroga e Convidadas – 22h
  • Michelle Melo – 22h
  • Aurinha do Coco – 22h
  • Bia Marinho – 22h
  • Coral Edgard Moraes – 22h
  • Gabi do Carmo – 22h
  • Gabi da Pele Preta – 22h
  • Orquestra 100% Mulher – 22h
  • Elza Soares – 23h
  • Gaby Amarantos – 1h