Tradição

Carnaval 2020: segunda é dia de maracatu em Nazaré da Mata

Confira como está o tradicional encontro de maracatus, em Nazaré da Mata

Karina Costa Albuquerque
Karina Costa Albuquerque
Publicado em 24/02/2020 às 11:30
Mário Oliveira / TV Jornal
FOTO: Mário Oliveira / TV Jornal

Esta segunda-feira (24) de carnaval é dia do tradicional encontro de maracatus rurais em Nazaré da Mata, na Zona da Mata Norte de Pernambuco. A 70 km do Recife, a festa já está animada por lá, na Praça João XXIII (da Catedral). 37 grupos devem se apresentar por lá, hoje.

>> Carnaval: mais de 1.800 documentos e pertences esperam donos em Olinda
>> Carnaval 2020: confira os esquemas de ônibus 'Expresso da Folia'

Terra do Maracatu

Nazaré da Mata é conhecida como a Terra do Maracatu. O município concentra 22 dos 106 grupos de baque solto existentes no Estado. Os grupos começaram a chegar a partir das 8h30, com o início das apresentações por volta das 10h. Este ano vão desfilar na Praça João Paulo XXIII quase 40 anos.

A prefeitura municipal vai homenagear in memoriam os mestres Galdino e Luciano, além de Valdecir da Cerâmica. Dentre os muitos grupos, está o centenário Cambinda Brasileira, que realiza seu primeiro Carnaval, depois de conquistar o título de Patrimônio Vivo de Pernambuco, no ano passado.

Também se apresentam o maracatu de mulheres Coração Nazareno, Águia Misteriosa, Estrela Brilhante, Cambindinha de Araçoiaba, Estrada Dourada de Buenos Aires, Carneiro Manso de Glória do Goitá e tantos outros.