SAÚDE

SES-PE confirma chegada de primeiro caso suspeito de coronavírus em PE

A suspeita surgiu após uma passageira que vinha de Guarulhos (SP) para o Recife apresentar sintomas similares ao novo coronavírus

Com informações do JC Online e Cinthya Leite
Com informações do JC Online e Cinthya Leite
Publicado em 25/02/2020 às 19:45
Wellington Lima/TV Jornal
FOTO: Wellington Lima/TV Jornal

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) concedeu entrevista nesta terça-feira (25), na diretoria do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), localizado no bairro de Santo Amaro, e confirmou o primeiro caso suspeito do novo coronavírus em Pernambuco. A ação teve como objetivo esclarecer o plano de ação para monitoramento e atendimento de uma passageira do voo 6954, da Companhia Azul, que partiu de Guarulhos (SP) para o Recife e apresentou sintomas parecidos com o novo coronavírus.

Até o momento, a mulher ainda não teve o nome, a nacionalidade e a idade reveladas. Segundo informações da Companhia Azul, ela foi retirada da aeronave e examinada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que a encaminhou para o Hospital Universitário Oswaldo Cruz.

A assessoria da Companhia Azul também informou, por meio de nota, que o desembarque dos passageiros e tripulantes do voo 6954 aconteceu sem intercorrências e todos eles foram avaliados e liberados pela Anvisa. Ainda de acordo com a nota, a aeronave foi submetida a um procedimento de limpeza com agentes bactericidas e liberada para demais programações.

Confira a íntegra da nota:

"A Azul informa que, após o pouso do voo 6954, que partiu de São Paulo (Guarulhos) para o Recife na tarde desta terça-feira, uma de suas Clientes foi encaminhada para o serviço médico da cidade com sintomas similares aos da doença provocada pelo Coronavírus. O desembarque ocorreu sem intercorrências e os demais Clientes e Tripulantes da companhia foram avaliados e liberados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). A aeronave foi submetida a um procedimento de limpeza com agentes bactericidas e liberada para demais programações. A Azul está colaborando com as organizações de saúde do Brasil na investigação do caso e a Cliente será acompanhada pela Anvisa e pela unidade de saúde onde está sendo atendida."

Casos no Brasil

De acordo com dados divulgados recentemente pelo Ministério da Saúde, o total de casos suspeitos de infecção pelo novo coronavírus no Brasil continua em quatro. Nas últimas 24 horas, um caso foi descartado no estado de São Paulo, mas surgiu uma nova suspeita no estado do Rio de Janeiro. Desde o início do monitoramento, 55 suspeitas de Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus, foram descartadas em todo o país. Entre os estados que lideram os descartes estão São Paulo, com 26 pacientes analisados, seguido do Rio Grande do Sul com dez pacientes e o Rio de Janeiro, com oito.

Proliferação do coronavírus pelo mundo

Autoridades de saúde da China informaram que outras 71 pessoas morreram na segunda-feira em decorrência de infecção causada pelo coronavírus, elevando o número total de mortes na China continental para 2.663. Ainda segundo as autoridades, 508 novos casos foram reportados, elevando o número total de pessoas infectadas para 77.658.

A doença também continua se espalhando pela Europa. Na Itália, o número de mortes pelo vírus saltou para 11 e o total de casos confirmados subiu para 300. Na Espanha, um hotel nas Ilhas Canárias com mil hóspedes e funcionários foi posto sob quarentena, depois da confirmação de um caso no local, de um turista italiano. Outro caso foi confirmado na região Catalunha. Suíça, Áustria e Croácia confirmaram os primeiros registros da doença.