CARNAVAL DE OLINDA

Confira a programação de Olinda nesta Quarta-feira de Cinzas (26)

Entre as atrações estão o cantor Maestro Forró, Lenine e a banda Nação Zumbi. Hoje também acontece o Encontro Estadual de Afoxés

LOURENÇO GADÊLHA
LOURENÇO GADÊLHA
Publicado em 26/02/2020 às 14:36
Divulgação/Secom Olinda
FOTO: Divulgação/Secom Olinda

Depois de uma maratona de desfiles e shows em vários polos, ainda tem programação para os foliões nesta Quarta-feira de Cinzas (26), em Olinda. Os shows de encerramento da Folia de Momo no Sítio Histórico acontecem no polo Erasto Vasconcelos, no Carmo. As apresentações começam a partir das 16h com a bateria Cabulosa. Em seguida, se apresentam também o Maestro Forró, Afonjah com participações especiais, o grupo Bongar junto com o cantor Lenine e o encerramento com show de Nação Zumbi.

Confira a programação completa do polo Erasto Vasconcelos, no Carmo:

16h - Bateria Cabulosa

17h - Maestro Forró

18h - Afonjah + participação especial

19h - Bongar + Lenine

20h - Nação Zumbi

Encontro Estadual dos Afoxés

Ainda nesta Quarta-feira de Cinzas, em Olinda, o Encontro Estadual dos Afoxés completa 20 anos com cortejo pelas ladeiras históricas fechando o Carnaval com muito axé. A concentração será a partir das 17h, em frente à Igreja da Guadalupe, no bairro do Guadalupe, em Olinda. Este ano, o encontro homenageia os cem anos da ialorixá Ifá Tinuké, a matriarca, que fundou o primeiro terreiro de candomblé de Pernambuco.

Nove afoxés sairão em cortejo pela Rua do Nossa Senhora do Guadalupe, passando pelas ruas do Amparo, Treze de Maio, São Bento, Quinze de Novembro, encerrando no Mercado Eufrásio Barbosa. Quem anima a festa são os afoxés: Obá Airá; Filhos de Airá; Ara Omin; Povo de Ogunté; Omo Obá Dê; Alafin Oyó, além dos convidados - Orquestra Do Axé e Filhos De Xangô. Os afoxés têm a função social de levar o terreiro de candomblé para a rua e aproximar as pessoas visando desmistificar a cultura ancestral desta linguagem artística.

Programação completa dos Afoxés:

Afoxé Obá Airá

Afoxé Filhos de Airá

Afoxé Ara Omin

Afoxé Oba Irokó

Afoxé Povo de Ogunté

Afoxé Omo Obá Dê

Afoxé Alafin Oyó

Convidados:

Orquestra Do Axé

Afoxé Filhos De Xangô