ATENÇÃO

Corpo de Bombeiros dá orientações para evitar acidentes em elevadores

Uma mulher morreu após cair no fosso do elevador de um prédio na Zona Norte do Recife, na última sexta-feira (28)

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 02/03/2020 às 14:45
Mário Oliveira/TV Jornal
FOTO: Mário Oliveira/TV Jornal

Após uma mulher de 58 anos morrer ao cair no fosso de um elevador, no bairro das Graças, na Zona Norte do Recife, o Corpo de Bombeiros faz o alerta para evitar acidentes com o equipamento.

O Major Anderson Barros lembra que é importante seguir as instruções de segurança. “Aguardar a chegada da cabine no andar; ter certeza de que a cabine chegou e não está desnivelada, para evitar o risco de tropeçar; lembrar de seguir as orientações com relação à carga, à quantidade de pessoas, para não exceder porque além de comprometer as peças também pode se acionar o sistema de freio e as pessoas ficarem presas; não deixar que as crianças pulem e brinquem dentro e o elevador; se for andar com seu pet dentro do elevador, leve no braço para não correr o risco do animal ficar preso na porta”, detalhou.

Ele ainda dá algumas recomendações caso a pessoa fique presa dentro da cabine do elevador. “É muito importante manter a calma; não tentar abrir a porta; não tentar sair pelas brechas que podem se formar entre a cabine e o piso ou o teto pois, nessas horas, o sistema pode ser reativado e as pessoas podem sofrer uma lesão ou um acidente muito sério”, disse.

De acordo com o major Anderson Barros, nesses casos, é importante acionar o condomínio ou o zelador pelo sistema de interfone e ligar o botão de emergência do elevador. “Se houver necessidade de resgatar alguma pessoa, o usuário pode ligar para o Corpo de Bombeiros a partir do 193”, disse.

Os elevadores são obrigados a ter informações sobre cuidados que os usuários precisam ter ao utilizar o equipamento. “É importante também que o usuário esteja atento (...) Ele precisa não estar usando o celular para não perder essa atenção e acabar se acidentando. Não adianta nada estar lá escrito e ser negligente”, lembrou.

Caso alguém queira pegar mais informações e orientações com o Corpo de Bombeiros sobre o uso seguro de elevadores, a corporação tem uma divisão de ações preventivas e que pode ser acionada para ministrar palestras em escolas ou condomínios. É só acessar o site bombeiros.pe.gov.br.

Relembre o acidente

Uma mulher faleceu após cair no fosso do elevador de um prédio localizado na Rua 12 de Outubro, no bairro das Graças, na Zona Norte do Recife, na sexta-feira (28). A vítima foi identificada como Jaqueline Almeida, de 58 anos. Ela morava no local há cerca de dez anos e tinha ido visitar a mãe, que mora no 5º andar do outro bloco.

Ela acionou o elevador e não percebeu que ele não parou no andar solicitado. A mulher caiu do 5º andar no fosso do equipamento.