Saúde

Vacina contra febre amarela passa a ser disponibilizada no Recife

Antes restrita a pessoas que iriam viajar, a vacina agora é oferecida a quem tiver interesse em tomá-la

Priscila Miranda
Priscila Miranda
Publicado em 02/03/2020 às 7:57
Divulgação/PCR
FOTO: Divulgação/PCR

A vacinação contra a febre amarela começa a valer a partir desta segunda-feira (2) em vários postos do Recife. Antes restrita para pessoas que fossem viajar para áreas de risco, agora está disponível para quem tiver interesse.

O secretário Municipal da Saúde do Recife, Jailson Correia, dá mais detalhes sobre a vacinação. “Historicamente nós não temos registros da febre amarela no Recife, em Pernambuco, mas a febre amarela no Brasil tem causado epidemias, inclusive tivemos, nos últimos anos, o aumento importante do número de casos de mortes pela febre amarela. Então para que a gente não tenha aqui que se deparar com uma situação de casos novos, foi uma decisão muito acertada.”

A vacina da febre amarela está disponível 16 unidades de saúde, que podem ser conhecidas visitando o portal da Secretaria de Saúde da Prefeitura do Recife, no www.recife.pe.gov. A vacina não deve ser dada a gestantes e mulheres que estão amamentando eseus bebês até completar 6 meses de idade. Pessoas com doenças auto-imunes ou em tratamento para câncer comp quimioterapia e radioterapia e em pessoas acima de 60 anos deve-se avaliar a necessidade e a vantagem da vacina junto com o médico.

Confira a reportagem de Leonardo Baltar: