ÔNIBUS

Após assembleia, ônibus da empresa Metropolitana voltam a circular

A mobilização aconteceu para debater o acúmulo de funções e a demissão de cobradores

LOURENÇO GADÊLHA
LOURENÇO GADÊLHA
Publicado em 05/03/2020 às 10:36
Bruno Campos/TV Jornal
FOTO: Bruno Campos/TV Jornal

Após realização de uma assembleia em frente à garagem da empresa Metropolitana, que fica em Jardim Uchôa, Areias, na Zona Oeste do Recife, na manhã desta quinta-feira (5), os motoristas e cobradores voltaram a circular por volta das 8h20. Desde as primeiras horas do dia, cerca de 350 coletivos não saíram das garagens por conta da mobilização de 400 funcionários que se posicionam contra o acúmulo de funções dos motoristas e pela demissão dos cobradores.

Na assembleia, foi aprovado por unanimidade o repúdio a dupla função. Os rodoviários votaram também um prazo estabelecendo que até o dia 17 de março, as empresas voltem com as funções dos cobradores. Caso esse prazo não seja cumprido, o Sindicato dos Rodoviários diz que no dia 18 deste mês haverá uma paralisação geral. Se nada for resolvido, novas assembleias serão realizadas. Ainda de acordo com o sindicato, se a situação continuar, eles vão parar por tempo indeterminado.

As linhas da empresa Metropolitana atendem cerca de 130 mil passageiros diariamente, que circulam por áreas do Recife e de Jaboatão dos Guararapes, com 52 linhas (49 foram afetadas pela paralisação). Esta é a segunda reunião realizada pela categoria nesta semana. Na manhã dessa quarta (4), eles estiveram em frente à empresa Caxangá, no bairro de Peixinhos, em Olinda.

Ouça a reportagem de Lilían Fonsêca: