DESCASO

MPPE identifica falta de higiene e de climatização no Hospital Otávio de Freitas

Situação do Hospital Otávio de Freitas será algo de audiência no MPPE, na quarta-feira (11)

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 06/03/2020 às 10:10
Cortesia
FOTO: Cortesia

Superlotação, ausência de leitos, pacientes alojados em áreas proibidas. Presença de animais e falta de climatização dos ambientes. Todo esse cenário insalubre foi registrado dentro do Hospital Otávio de Freitas, que fica aqui na Zona Oeste do Recife. Uma vistoria foi realizada pelo Ministério Público, na última quarta-feira (4), em resposta às denúncias recebidas pelo órgão.

Parentes de pessoas que estão internadas na unidade se queixam das dificuldades que estão enfrentando. Uma acompanhante, que não quis se identificar, relata a situação. “A sala vermelha é um calor enorme, está tendo superlotação na emergência, você passa nos corredores é maca no chão, lençol sendo usado como cama, um monte de gato”, disse.

Cortesia
fb - FOTO:Cortesia
Cortesia
kkk - FOTO:Cortesia
Cortesia
kk - FOTO:Cortesia
Cortesia
kkk - FOTO:Cortesia
Cortesia
kk - FOTO:Cortesia
Cortesia
kk - FOTO:Cortesia
Cortesia
kkk - FOTO:Cortesia
Cortesia
fcv - FOTO:Cortesia

Segundo a promotora de Justiça de Defesa da Saúde, Helena Capela, cirurgias chegaram a ser canceladas por falta de materiais. “Na inspeção nós verificamos uma situação de extrema gravidade. Além da superlotação, que já é um quadro comum nas unidades de saúde, esse quadro estava agravado pelas precárias condições de higiene e de climatização do ambiente. As emergências e enfermarias estavam superlotadas com um calor insuportável”, denunciou.

Audiência no MPPE

Diante das condições precárias verificadas no Hospital Otávio de Freitas, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) agendou uma audiência, na próxima quarta-feira (11), às 14h, para ouvir o secretário estadual de Saúde e o diretor do HOF. A reunião será realizada na sede das Promotorias de Justiça da Capital, na Avenida Visconde de Suassuna, Santo Amaro.