MULHERES

Mulheres reforçam time do Escrete de Ouro no Dia Internacional dedicado a elas

As jornalistas Lílian Fonseca, Karol Albuquerque e Letícia Silva vão participar dos programas Domingo Esportivo e da Jornada Esportiva

LOURENÇO GADÊLHA
LOURENÇO GADÊLHA
Publicado em 06/03/2020 às 17:50
Divulgação/Acervo Pessoal
FOTO: Divulgação/Acervo Pessoal

No Dia Internacional da Mulher, celebrado no domingo, 8 de março, as jornalistas Lílian Fonseca, Karol Albuquerque e Letícia Silva serão debatedoras dos programas Domingo Esportivo, comandado por Ednaldo Santos; e Jornada Esportiva, com Marcelo Araújo. Elas ficam no ar das 14h às 16h. Na primeira hora, falam sobre o futebol pernambucano. No segundo momento, comentam as expectativas para o jogo Náutico x Retrô, que começa às 16h, com transmissão da Rádio Jornal.

A participação feminina no futebol ainda está longe de ser equilibrada, em relação à presença masculina. Aos poucos, elas vêm ganhando mais espaço, seja dentro dos campos, como atletas e árbitras; na cobertura dos jogos, pelo jornalismo esportivo; ou na diretoria e conselhos dos clubes, área em que ocupam menos de 4% dos postos. Neste domingo, a Rádio Jornal vai mostrar que elas têm muito a contribuir para o mundo da bola.

Lílian Fonseca é repórter da TV Jornal, com ampla experiência em futebol, já tendo realizado coberturas importantes, como setorista da Copa do Nordeste, por exemplo. Karol Albuquerque é titular absoluta do Blog do Torcedor, que acompanha tudo o que acontece dentro e fora das quatro linhas. Letícia Silva integra os quadros da Rádio Jornal, com participação regular em programas esportivos e apresentação do JC Esporte 10.

JC Veículos

A Rádio Jornal também apresenta, neste domingo, um JC Veículos especial voltado para o Dia Internacional da Mulher. A personagem principal do programa é a única piloto de motovelocidade do Norte e Nordeste do país, a arcoverdense Akyare Thaigla, de 38 anos.

No programa, que começa às 11h, Wagner Gomes entrevista a piloto, que fala sobre os desafios da sua profissão, dominada por homens tanto nas pistas quanto nos bastidores.

Akyare Thaigla comenta que começou a enfrentar o preconceito dentro de casa, para convencer à família de que poderia ser piloto de motovelocidade. Sofre ainda por ser nordestina, para se firmar numa categoria em que as competições são nacionais. Ela também fala sobre aspectos técnicos e de segurança da sua profissão.

A partida entre Náutico e Retrô, que começa às 16h, com transmissão da Rádio Jornal, é válida pelo Campeonato pernambucano. O jogo será narrado por Alexandre Costa, com comentários de Maciel Júnior e reportagem de Antônio Gabriel.