Saúde

Pernambuco confirma primeiros casos de coronavírus no estado

Secretarias de Saúde do Recife e Pernambuco confirmam dois casos de covid-19 em PE

Priscila Miranda
Priscila Miranda
Publicado em 12/03/2020 às 8:30
Pixabay
FOTO: Pixabay

Escute a entrevista coletiva sobre a confirmação do coronavírus em PE:

As Secretarias de Saúde do Recife e de Pernambuco, em coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira (12) detalham os primeiros casos importados confirmados de Covid-19, o novo coronavírus, no estado. Dois casos suspeitos foram confirmados.

"São dois casos importados e as pessoas estão internadas. Isso traz a necessidade de transparência e a antecipação da coletiva de imprensa de hoje. Nós ainda não temos a transmissão comunitária nem local. A gente quer passar a mensagem de tranquilidade para toda a população. Temos procurado passar informações e recomendações diárias. Nada de pânico e medidas intempestivas que possam trazer repercussão negativa tanto para as pessoas como para o sistema de saúde", informou o secretário Estadual de Saúde André Longo.

Infectados

Os dois casos confirmados são de um casal que voltou de uma viagem da Itália no último dia 5. Uma mulher de 66 anos e um homem de 71. Ambos apresentam tosse, febre e dor de cabeça e estão internados em um hospital particular do Recife. A Secretaria Municipal de Saúde também acompanha o caso de uma mulher de 41 anos que teria tido contato com o casal infectado com o covid-19. Ela está em isolamento domiciliar.

Leia também: Jogo entre Brasil x Bolívia no Recife é adiado por causa do coronavírus

OMS declara pandemia do novo coronavírus

No último boletim, divulgado na quarta (11), Pernambuco tinha 39 casos suspeitos. Os números compreendem casos suspeitos de vinte e cinco de fevereiro até a manhã dessa quarta-feira.

Todos os pacientes têm em comum histórico de passagem por países com transmissão local do vírus como Itália, Espanha e Estados Unidos.