SES

Navio atracado no Porto do Recife tem 2º caso suspeito de coronavírus

Os dois passageiros com suspeita do novo coronavírus estão internados em hospitais da rede privada

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 13/03/2020 às 15:31
Tião Siqueira/TV Jornal
FOTO: Tião Siqueira/TV Jornal

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou, nesta sexta-feira (13), que um segundo passageiro do navio que atracou no Porto do Recife foi socorrido com suspeita do novo coronavírus.

Segundo a SES, a pessoa apresentou febre e dificuldade de respirar, além de outra condição de saúde não relacionada à infecção respiratória.

Nesta quinta-feira (12), o navio de bandeira bahamenha atracou no Porto do Recife e um paciente idoso foi socorrido com suspeita inicial de infarto. No entanto, ao atender o paciente, a equipe médica do Samu apontou sintomas da Covid-19.

Saiba o que muda com a classificação do novo coronavírus como uma pandemia

Os dois pacientes estão em unidades de saúde da rede privada. Por solicitação dos responsáveis pela embarcação, não serão divulgados detalhes dos viajantes, como sexo, idade e nacionalidade.

O navio de cruzeiro com 609 pessoas a bordo está sendo mantido em isolamento no Porto do Recife desde a manhã dessa quinta-feira (12). Os 318 passageiros e 291 tripulantes serão mantidos sob isolamento em suas cabines, acrescentou.

De acordo com a secretaria, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu imediatamente novos desembarques e solicitou o retorno de quem não estava mais no navio.

Confira a nota completa

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) informa que foi notificada, nesta sexta-feira (13.03), de um segundo caso suspeito para o novo coronavírus de passageiro do navio de cruzeiro de bandeira bahamenha que atracou no Porto do Recife na manhã da última quinta-feira (12.03). A pessoa apresentou febre e dificuldade de respirar, além de outra condição de saúde não relacionada à infecção respiratória. A transferência foi feita pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) Metropolitano do Recife para uma unidade de saúde privada, que fará a coleta de material para as análises laboratoriais. Por solicitação dos responsáveis pela embarcação, não serão divulgados detalhes dos viajantes, como sexo, idade e nacionalidade.

Importante ressaltar que a fiscalização de portos, aeroportos e fronteiras é de total responsabilidade sanitária da Anvisa. A SES tem prestado todo o apoio técnico necessário e monitorado a situação.

Secretaria Estadual de Saúde - PE

Coronavírus em Pernambuco

Pernambuco confirmou dois casos do novo coronavírus nesta quinta-feira (12). Os dois casos confirmados são de um casal que voltou de uma viagem da Itália no último dia 5. Uma mulher de 66 anos e um homem de 71. Ambos apresentam tosse, febre e dor de cabeça e estão internados em um hospital particular do Recife. A Secretaria Municipal de Saúde também acompanha o caso de uma mulher de 41 anos que teria tido contato com o casal infectado com o Covid-19. Ela está em isolamento domiciliar.

O coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.