COVID-19

Coronavírus: Sobe para 8 o número de casos confirmados em Pernambuco

Assim como a Rede Municipal, escolas estaduais do Recife também fecharão a partir da próxima quarta-feira (18).

Gustavo Henrique
Gustavo Henrique
Publicado em 15/03/2020 às 20:20
TV Jornal / Reprodução
FOTO: TV Jornal / Reprodução

O número de casos confirmados com o coronavírus em Pernambuco subiu para 8 neste domingo (15). Uma mulher recifense de 58 anos com passagem pela França e Espanha foi diagnosticada com a doença. Após anúncio de suspensão de aulas na rede municipal de ensino do Recife, o Governo de Pernambuco anunciou que as escolas estaduais da capital também fecharão a partir desta quarta-feira (18).

O balanço dos casos foi divulgado pelo secretário Estadual de Saúde, André Longo, em coletiva de imprensa. O boletim deste domingo também cita 127 notificações, 61 casos em investigação, 11 casos prováveis e 47 descartados.

Veja nota oficial do Governo de Pernambuco na íntegra

"O Governo de Pernambuco informa que as unidades de ensino estaduais (escolas, escolas técnicas e universidades) localizadas no Recife irão seguir a orientação da autoridade sanitária municipal. Portanto, as aulas estarão suspensas, a partir da próxima quarta-feira (18), nesta cidade. No momento, não há indicativo de ampliação da medida para outros municípios, tendo em vista que todos os casos confirmados estão restritos à capital. Esta decisão será avaliada e atualizada diariamente.

Nesta segunda-feira, o Governo de Pernambuco vai reunir os prefeitos da RMR e o presidente da Amupe, José Patriota, para tratar novamente do assunto."

Aulas suspensas

Além da suspensão decretada nas escolas pública e municipais do Recife a partir da quarta-feira (18), por causa da pandemia de coronavírus, as universidades que compõem o Consórcio Universitas e os Institutos Federais de Pernambuco, decidiram, em reunião na tarde deste domingo (15), suspender as aulas a partir desta segunda-feira (16).

A medida, que vale até o dia 31 de março e depois deve ser reavaliada, foi tomada também como forma de prevenção para evitar o contágio do novo coronavírus. O encontro aconteceu na reitoria da Universidade de Pernambuco (UPE).

>>>Coronavírus: Prefeitura do Recife suspenderá aulas da rede municipal

As aulas estarão canceladas, a partir de amanhã (16), nas seguintes universidades: Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Universidade de Pernambuco (UPE), Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAP), Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) e Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão PE).

Questões administrativas serão resolvidas internamente, por cada uma das instituições. Cada universidade vai tomar suas decisões acerca da reposição de aulas e se esses dias vão ser descontados das férias. O mesmo vale para quadro de funcionários.

Nota na íntegra

NOTA OFICIAL DAS UNIVERSIDADES QUE COMPÕEM O CONSÓRCIO PERNAMBUCO UNIVERSITAS E OS INSTITUTOS FEDERAIS DE PERNAMBUCO

Considerando a pandemia do novo Coronavírus (COVID-19) e atentas às necessidades de proteção à saúde da população, as universidades que compõem o Consórcio Pernambuco Universitas e os Institutos Federais do Estado de Pernambuco adotam a seguinte orientação quanto ao seu funcionamento:

- Suspensão das atividades acadêmicas presenciais no período de 16 a 31 de março (UPE, UFPE, UFRPE, IFPE, IF Sertão -PE, UFAPE, UNICAP e UNIVASF).

As atividades acadêmicas remotas, os serviços essenciais e demais ações administrativas específicas serão definidas em cada Instituição.

A decisão de prorrogação dessa suspensão será reavaliada até o fim deste período.