ALIMENTAÇÃO

Recife inicia distribuição de merenda para alunos da Rede Municipal de Ensino

Com o início da suspensão das aulas nesta quarta-feira (18), a medida da prefeitura do Recife busca atender 90 mil alunos

LOURENÇO GADÊLHA
LOURENÇO GADÊLHA
Publicado em 18/03/2020 às 10:50
Jailton  Junior/ JC Imagem
FOTO: Jailton Junior/ JC Imagem

A Prefeitura do Recife iniciou nesta quarta-feira (18) a distribuição de kits alimentares para os estudantes da Rede Municipal de Ensino. A medida vai atender mais de 90 mil alunos que entraram em recesso nesta quarta por conta do avanço do coronavírus no Brasil e, especialmente, em Pernambuco. Ao todo, serão disponibilizados 270 toneladas de alimentos e cerca de 90 mil kits.

Na Escola Municipal Santo Amaro, localizada na Avenida Norte, o movimento dos pais e responsáveis foi intenso na busca pelos kits. O secretário de Educação do Recife, Bernardo D'Almeida, detalha como será realizada as entregas. "Estamos em 315 escolas, 24 anexos, e nas escolas conveniadas, além do programa Pertencer, que é para a primeira infância. Todas essas escolas iniciam hoje a entrega de kits de alimentação com segurança alimentar e nutricional", disse.

Segundo o secretário, a composição dos kits foi pensada para atender a alimentação e as necessidades imunológicas dos estudantes. "As nutricionistas fizeram o esforço para que as frutas fossem aquelas que melhor ativassem o sistema imunológico das nossas crianças. Elas vão receber maçã, banana, goiaba. Aqueles que estão em escolas que tem creches ou de tempo integral, vão receber o kit para o almoço, com proteína através da charque, leite e ovos, além de outros produtos para preparação em suas residências. Os lanches serão para consumo rápido, não vão precisar de nenhuma preparação. Nesse momento de transição, com a suspensão das aulas, eles precisam que esses alimentos sejam rápidos e disponível para as crianças", detalhou Bernardo.

Higienização

Ele ainda alertou para a importância da higienização e garantiu que a entrega dos kits vai continuar acontecendo por tempo indeterminado. "Nós queremos manter a entrega e vamos mudando a estratégia conforme o avanço do vírus. Alertamos a importância de todos estarem lavando as mãos. Sempre quando chegarem em casa, não é para apertar a mão, abraçar, ou dar beijo. Se você esqueceu, lembre-se de logo depois lavar corretamente as mãos", concluiu o secretário de Educação do Recife, Bernardo D'Almeida.