CORONAVÍRUS

Saiba como aliviar o estresse causado pelo isolamento

O isolamento é uma das estratégias para frear o avanço do novo coronavírus

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 20/03/2020 às 13:46
Pixabay
FOTO: Pixabay

Com o avanço do novo coronavírus o Governo de Pernambuco e o Ministério da Saúde têm orientado e alertado a população para só sair de casa em caso de extrema necessidade. A recomendação é ainda mais importante para os idosos, que são os mais afetados pela Covid-19.

A terapeuta ocupacional Tatiana Carvalho dá dicas para esse público manter a saúde mental bem, já que o isolamento social também é um problema. “O risco para abrir um quadro de depressão é muito comum quando a pessoa não tem contato e não está interagindo com outras pessoas. Quem tem o celular que possa estar constantemente em contato com as pessoas que são conhecidas, da família, que entrem em contato com os profissionais de saúde que os acompanham”, disse.

“É interessante que essas pessoas não deixem de fazer seus exercícios em casa. Quem faz seus exercícios na academia da cidade, na academia da saúde que possam relembrar os exercícios que são mais tranquilos e que podem fazer sem o monitoramento direto do profissional de educação física. Quem gosta de ler ou ouvir música procure aumentar essas atividades. A gente tem que procurar levar a cuca da gente para atividades mais saudáveis”, completou.

Aconselhamento gratuito

A plataforma A Chave da Questão, um site especializado no aconselhamento terapêutico para o manejo de situações difíceis, liberou o atendimento online e gratuito para a população que está em isolamento.

Para aqueles que têm desenvolvido um quadro de ansiedade, depressão, agressividade, compulsão ou medo excessivo, profissionais capacitados de diversas áreas estão dando orientações sobre as melhores práticas para enfrentar a situação.

O aconselhamento gratuito vai funcionar até o fim do períodos de isolamento. Mais informações podem ser acessadas no site A Chave da Questão.