Água

Fortes chuvas fazem verter barragens no Sertão de Pernambuco

Barragens de Brotas e Iguaraci estão transbordando

Priscila Miranda
Priscila Miranda
Publicado em 24/03/2020 às 8:16
Foto: Júnior Finfa/Especial para a Rádio Jornal
FOTO: Foto: Júnior Finfa/Especial para a Rádio Jornal

As fortes chuvas que seguem caindo nos sertões do Pajeú e Moxotó vão enchendo barragens e provocando transtornos. Enquanto a barragem de Brotas, em Afogados da Ingazeira, com capacidade de 20 milhões de m³, está vertendo desde a última semana, a barragem do Rosário, em Iguaraci, com capacidade de 35 m³, está transbordando.

Já a Barragem de Ingazeira, a mais nova da região, com capacidade de 50 m³, recebeu muita água, o que pode afetar ribeirinhos de áreas como Tuparetama.

De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), no domingo (24), as chuvas foram concentradas em Sertânia, registrando 150 mm, provocando alagamentos, invadindo ruas, arrastando carros e danificando a pavimentação.

Ainda segundo a Apac, os maiores acumulados de chuvas também ocorreram em Lagoa Grande (67,90mm), Poção (52,00mm), Caruaru (45,81mm) e Quipapá (31,90mm).

A barragem do Moxotó, que no final da manhã de segunda-feira (23) encontrava-se em nível 3 como alerta, provocou a retirada de moradores de comunidades ribeirinhas dos locais de risco.

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) informou que, por causa do grande volume de água do Rio Moxotó, uma das estações de bombeamento poços Moxotó, localizada em Sertânia, foi inundada duas vezes consecutivas e a vazão de água distribuída para a cidade foi reduzida em 80%.

De acordo com a Compesa, a previsão é que as chuvas continuem nos próximos dias, o que vai inviabilizar o restabelecimento do equipamento. Por esse motivo, o órgão afirmou que vai atender os moradores do município de maneira emergencial com o envio de 10 carros-pipa até que a situação seja regularizada.

Ouça a reportagem de Anchieta Santos: