Previsão

Apac alerta para aumento no nível do Rio Ipojuca após chuvas no interior

Se nível do rio continuar a subir pode atingir áreas ribeirinhas de área urbana de Caruaru

Priscila Miranda
Priscila Miranda
Publicado em 26/03/2020 às 8:53
Reprodução/TV Jornal Interior
FOTO: Reprodução/TV Jornal Interior

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) informou que a plataforma de coleta de dados de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, registrou o nível do Rio Ipojuca acima da cota de alerta, devido às chuvas registradas nas últimas 24 horas.

No momento, o nível do rio está com tendência a subir e, se permanecer elevando o nível, poderá atingir as áreas ribeirinhas da cidade de Caruaru.

Devido ao evento meteorológico que está ocorrendo, deve ser considerada a possibilidade de extravasamentos de canais e córregos, em especial aqueles localizados em área urbana.

A Apac voltou a renovar o aviso de chuvas fortes para o Agreste e Sertão de Pernambuco. Segundo a agência, a previsão do tempo indica chuvas com intensidade de moderada a forte nessas regiões. A população deve ficar atenta e seguir as orientações da Defesa Civil.

A barragem de Brotas, em Afogados da Ingazeira, que tem capacidade de 20 milhões de m³, está vertendo. A barragem do Rosário, em Iguaraci, que tem capacidade para 35 milhões m³, também está transbordando.

A Apac, juntamente com a Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe), permanece em estado de atenção.

Novos avisos serão emitidos caso ocorra modificação nas condições de tempo.

Ouça a reportagem de Vital Florêncio: