ESTOQUE INSUFICIENTE

Hemope adota medidas para prevenir coronavírus e convoca doadores

Hemope está com baixo estoque de sangue e garante que está adotando medidas para evitar propagação do coronavírus durante o ato de doar

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 26/03/2020 às 15:34
Jailton Junior/ JC Imagem
FOTO: Jailton Junior/ JC Imagem

Com o isolamento social recomendado para evitar a proliferação do novo coronavírus, apenas quem presta serviços essenciais deve sair de casa. Por conta da baixa movimentação de pessoas nas ruas, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) está com baixo estoque de sangue.

A assistente social Tânia Marchesin atua na captação de doadores do Hemope. Segundo ela, as reservas de sangue disponíveis na instituição estão abaixo do nível ideal. “Nós estamos com um déficit de 40% e ele já vinha desde o fim do carnaval, que já é um período onde a gente tem uma redução dos doadores. Por conta do coronavírus teve um acréscimo nesse déficit”, disse.

Ela destaca a necessidade de os potenciais doadores perceberem a importância desse ato de solidariedade também durante a pandemia da Covid-19. “As doações são necessárias, embora agora estejam acontecendo muito lentamente. O número de doadores na casa está muito pequeno”, alertou. “Nós precisamos que essa população perceba quão importante ela é”, completou.

Doação segura

Os candidatos a doar sangue passam por exames e avaliação clínica para comprovação do bom estado de saúde. De acordo com Tânia Marchesin, essa etapa inclui entrevista que questiona, por exemplo, se a pessoa esteve envolvida em situações que oferecessem risco de contaminação pelo novo coronavírus.

A profissional afirma ainda que o hemocentro respeita todas as medidas recomendadas pelos governos para combater a pandemia. “A orientação do Ministério da Saúde é que as pessoas façam a higienização das suas mãos e que mantenham uma distância mínima de 1,5 m. Nós aqui estamos providenciando. Para evitar que haja um número maior e que a gente desrespeite esse espaço, nós montamos uma estrutura externa, num toldo, e à medida que for desocupando, essas pessoas serão inseridas no fluxo para o processo de doação”, detalhou.

Onde doar

A doação de sangue pode ser feita no Hemope localizado na Rua Joaquim Nabuco, número 171, no bairro das Graças, na Zona Norte do Recife, de segunda-feira a sábado, das 7h15 às 18h30. Outro posto de coleta funciona no Hospital da Restauração, no bairro do Derby, de domingo a quinta-feira, das 7h30 até às 12h, e das 13h30 às 17h.

Os interessados em doar podem obter informações por meio do telefone 0800 081 1535.