Saúde

Pernambuco confirma mais duas mortes pelo novo coronavírus

Secretaria Estadual de Saúde divulgou os novos números; entre as vítimas, está o turista canadense que estava em um cruzeiro que aportou no Recife

Priscila Miranda
Priscila Miranda
Publicado em 26/03/2020 às 11:47
Pixabay
FOTO: Pixabay

Mais duas mortes em decorrência do novo coronavírus foram confirmadas pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco nesta quinta-feira (26). De acordo com o órgão, agora são três óbitos confirmados no estado pela covid-19.

Leia também: Idoso de 85 anos é o primeiro óbito por coronavírus em Pernambuco

As vítimas foram dois pacientes que estavam internados no o Real Hospital Português (RHP). Ambos foram notificados no dia 12/03. Um deles era morador do Recife e o outro era o turista canadense de 79 anos que estava no navio de cruzeiro Silver Shadow, que ficou parado no Porto do Recife.

Durante o desembarque, ele passou mal e o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) Metropolitano do Recife foi acionado. Ao chegar ao local, a equipe médica do Samu verificou que o mesmo apresentava febre, tosse e dificuldade de respirar), sintomas compatíveis com a Covid-19. O paciente, ex-tabagista e com problema cardíaco, foi encaminhado para o Real Hospital Português, onde foi entubado e levado à UTI.

Ainda segundo a SES, o canadense foi mantido em ventilação mecânica e hemodiálise, fazendo também uso de medicamentos, como o antiviral oseltamivir (tamiflu), indicado para tratar influenza em pessoas com quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag). Também foi utilizada a combinação entre azitromicina e hidroxicloroquina. O paciente faleceu na madrugada desta quinta (26).

Já o outro paciente é um homem de 69 anos, morador do Recife, hipertenso e com histórico de viagem para Portugal e Itália, tendo retornado a Pernambuco no último dia 10 deste mês. No dia 12, ele foi atendido em uma unidade de saúde privada, apresentando febre e alteração na ausculta pulmonar. Depois de receber a assistência e fazer a coleta de material para análise laboratorial, foi liberado para isolamento domiciliar.

No dia 19, ele buscou a emergência do Real Hospital Português com dispneia e insuficiência respiratória. Na ocasião, foi entubado e levado à UTI. No dia 21, iniciou diálise. Já na segunda (23), apesar da gravidade, não apresentou febre e não teve a necessidade do uso de drogas vasoativas. Mas na quarta (25), teve uma piora da função renal. Durante a internação, utilizou antibiótico e também a combinação entre azitromicina e hidroxicloroquina. Não tinha indicação para uso do oseltamivir. Também veio à óbito na madrugada desta quinta (26).

Número de casos em Pernambuco

A Secretaria Estadual de Saúde confirma, até a quarta-feira (25), 46 casos da covid-19 em Pernambuco, distribuídos por seis municípios, além de ocorrência em pacientes de outro estado e países. Um novo boletim será divulgado na tarde desta quinta-feira (26).