COVID-19

Sobe para 10 o número de mortes por coronavírus em Pernambuco

Além do óbito, nas últimas 24h, também foram registrados 30 novos casos da Covid-19

Atualizado às 14h26
Atualizado às 14h26
Publicado em 03/04/2020 às 12:24
Reprodução/FreePik
FOTO: Reprodução/FreePik

O número de mortes por coronavírus em Pernambuco subiu para dez. O óbito foi confirmado por meio do boletim diário divulgado nesta sexta-feira (3) pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), que também registrou 30 novos casos da Covid-19 nas últimas 24h, entre eles um bebê de um mês. Com a ampliação em 120% da capacidade de testagem para o coronavírus, Pernambuco contabiliza agora 136 casos confirmados.

A vítima fatal é uma mulher de 51 anos, residente no Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife. Ela foi atendida na UPA de Ipojuca na terça-feira (31). Chegou a ser entubada, mas não resistiu. A paciente era fumante e já tinha entradas anteriores na UPA por problemas respiratórios.

Bebê com coronavírus

Segundo a SES, dos 30 novos confirmados, 17 são do sexo masculino e 13 do feminino, com idades entre 18 e 93 anos, além de um bebê de 1 mês. A criança, do sexo masculino, apresentou sintomas gripais e foi levada ao Imip na última segunda (30). O menino foi encaminhada na manhã desta sexta (3) para o Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), apresentando bom estado de saúde. A mãe do bebê não apresenta sintomas e o pai está em isolamento domiciliar.

Os casos confirmados estão distribuídos por 14 municípios (Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Camaragibe, Cabo de Santo Agostinho, Paulista, São Lourenço da Mata, Palmares, Belo Jardim, Caruaru, Petrolina, Ipubi, Aliança, Goiana), além do Arquipélago de Fernando de Noronha e da ocorrência de pacientes em outros Estados e países. No momento, 45 pacientes estão internados, sendo 19 em UTI/ UCI e 26 em leitos de isolamento. Outros 64 estão em isolamento domiciliar e 17 já se recuperaram da Covid-19.

Hospital Mestre Vitalino

O Hospital Mestre Vitalino (HMV), em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, recebeu na quinta-feira (2), a primeira confirmação de paciente com coronavírus na unidade hospitalar. O paciente de 61 anos é do Recife e chegou ao HMV no dia 28 de março com sintomas semelhantes aos da doença, realizou o teste e foi encaminhado para a UTI. No momento, o paciente está intubado, estável e com sinais vitais preservados.

O HMV informa que até o momento este é o único paciente da unidade que testou positivo para a Covid-19. O hospital faz parte da rede estadual de saúde e atualmente dispõe de 20 leitos de UTI e 25 de enfermaria. O paciente entra nas estatísticas de Recife. O atendimento dele está sendo realizado no HMV, por ser uma unidade que compõe a rede estadual de saúde.