COVID-19

MPPE recomenda fechamento de praias, parques e praças de PE por, pelo menos, 30 dias

A decisão de fechar parques, praças e praias é baseada nas projeções feitas pela SES que prevê um aumento preocupante dos casos da covid-19

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 07/04/2020 às 14:19
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

O Ministério Público de Pernambuco já recomendou ao Governo de Pernambuco e à Prefeitura do Recife o fechamento dos parques, praças e praias, inclusive calçadões, por, pelo menos, 30 dias. A decisão é baseada nas projeções feitas pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) que prevê um aumento preocupante dos casos da covid-19 entre o final de abril e o início de maio.

Nesta segunda-feira (6), o governo do estado decidiu estender o fechamento, iniciado na sexta-feira (3), até a próxima segunda-feira (13).

“Há informações de que na cidade do Recife existem 660 praças que atualmente se encontram sem qualquer tipo de isolamento, permitindo o regular comparecimento da população, e, desta forma viabilizando a ausência de isolamento social e a consequente proliferação do Novo Coronavírus”, frisou o promotor de Justiça Solon Ivo da Silva Filho.

Segundo o MPPE, os Procons do Recife e de Pernambuco deverão fiscalizar o cumprimento da recomendação por parte da Prefeitura do Recife e do governo do estado, representados no documento pelos órgãos: Emlurb, Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado de Pernambuco, Secretaria de Defesa Social do Estado de Pernambuco e Secretaria de Segurança Cidadã do Município de Recife.

População desobedece medida

A manhã desta terça-feira (7) foi de muito trabalho para as equipes da Guarda Municipal e da Polícia Militar na orla de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. Algumas pessoas insistiram em ir para rua e até se arriscaram em caminhadas na pista, dividindo o espaço com carros

As equipes precisaram orientar, explicar e pedir que a população fosse para casa, sobretudo os idosos. Ainda assim, muitos saíram a contragosto.

No Parque da Jaqueira, na Zona Norte do Recife, um dos maiores da cidade, os portões permanecem fechados, mas mesmo assim alguns deram um jeito e continuaram praticando a atividade física na calçada ou no meio da rua.

O comerciante Joaquim Jorge resolveu caminhar nesta terça e opinou sobre a proibição. “Vai ficar todo mundo caminhando na rua, que é o que está acontecendo, e todo mundo à revés de aparecer um carro ou alguma coisa e se acidentar", disse.

O fechamento desses espaços teve início no sábado (4). No primeiro dia, as pessoas também não respeitaram a medida.Veja abaixo:

Brenda Alcântara/ JC Imagem
Governo decretou fechamento de praias e parques - FOTO:Brenda Alcântara/ JC Imagem
Brenda Alcântara/ JC Imagem
Praias e parques fechados em Pernambuco - FOTO:Brenda Alcântara/ JC Imagem
Brenda Alcântara/ JC Imagem
Praias e parques fechados em Pernambuco - FOTO:Brenda Alcântara/ JC Imagem
Sem Crédito
Sem Legenda - FOTO:Sem Crédito
Sem Crédito
Sem Legenda - FOTO:Sem Crédito
Brenda Alcântara/ JC Imagem
Praia em Pernambuco - FOTO:Brenda Alcântara/ JC Imagem