TRATAMENTO

Paulista terá hospital de campanha com 60 leitos para pacientes com coronavírus

Expectativa é de que o hospital de campanha do Paulista fique pronto em dez dias

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 08/04/2020 às 12:49
Almir Martins / Prefeitura do Paulista
FOTO: Almir Martins / Prefeitura do Paulista

A Secretaria de Saúde do Paulista deu início à construção de um hospital de campanha que irá atender o pacientes do município em final de tratamento do novo coronavírus. A unidade terá 60 leitos de retaguarda e as obras tiveram início nesta quarta-feira (8), ao ar livre do Clube Municipal do Nobre, área central da cidade. A previsão é de que a estrutura fique pronta em dez dias.

O hospital de campanha do Paulista custará ao município R$1,2 milhão mensal, para pagar o aluguel da estrutura e todas as despesas para manter o funcionamento, como contratação de 120 profissionais, equipamentos, medicamentos e manutenção.

Segundo a secretária de Saúde do Paulista Fabiana Bernart, os moradores do entorno não vão correr risco de contaminação. “Optamos por construir aqui no Nobre, porque precisamos de uma área ampla, aberta e arejada. Mas os moradores da vizinhança não precisam se preocupar, porque o vírus não se propaga no ar. Nós temos outras estruturas funcionando em áreas residenciais que não oferecem qualquer tipo de perigo, como a UPA de Jardim Paulista, o Hospital Miguel Arraes. Enfim, este hospital será de leito de retaguarda, em que nossos pacientes serão os moradores de Paulista que recebem alta dos hospitais e serão acolhidos com uma permanência de no máximo cinco dias, para concluir o tratamento, perto de sua família,” explicou Fabiana.

Leitos do município

Além destes 60 leitos de retaguarda do hospital de campanha, o município também contará com mais 27 leitos no Hospital Nossa Senhora Aparecida, o antigo Hospital Central, totalizando 87. A Prefeitura do Paulista também está contratando duas ambulâncias para fortalecer o sistema de transporte de pacientes em tratamento do novo coronavírus.