MOBILIDADE

Grande Recife desativa temporariamente seis estações de BRT por causa do coronavírus

Foram desativadas nesta quarta-feira (15) quatro estações no corredor Norte/Sul e duas no corredor Leste/Oeste

LOURENÇO GADÊLHA
LOURENÇO GADÊLHA
Publicado em 15/04/2020 às 9:34
Reprodução/ Google Street View
FOTO: Reprodução/ Google Street View

Em decorrência dos impactos do novo coronavírus no transporte público, o Grande Recife desativou temporariamente, nesta quarta-feira (15), a operação de seis estações de BRT, sendo quatro nos corredores Norte/Sul e duas no corredor Leste/Oeste, além de uma linha do Sistema Via Livre. A suspensão das estações vai durar enquanto as medidas restritivas de combate ao covid-19 continuarem em Pernambuco.

>> "Última quinzena de abril e os dias de maio serão duros", diz André Longo sobre o coronavírus

No corredor Leste/Oeste, durante o período de quarentena, estará fechada as estações de BRT Barreiras, Engenho Poeta, Forte do Arraial e Zumbi. Segundo o coordenador de operações do Grande Recife, Mário Sérgio, a desativação das paradas acontecem após uma queda média de 75% no número de usuários nesses espaços. Só a Forte do Arraial teve uma redução de 80% na quantidade diária de passageiros.

“A gente vai permanecer com esse fechamento enquanto a queda na demanda se estabelecer em 75% no sistema como um todo. Mesmo assim, também trabalhamos com carros estocados nos terminais integrados para atendimento de qualquer demanda desassistida”, disse.

>> Saque em dinheiro do auxílio emergencial começa dia 27

Já no Corredor Norte/Sul, foi suspensa a operação das Estações Cruz de Rebouças e Miguel Arraes. Mário Sérgio explicou que no caso das duas, a desativação ocorre em caráter de teste uma vez que a linha 1946 – TI Igarassu (PCR) terá seu serviço incorporado à linha 1967 – TI Igarassu (Dantas Barreto) também em dias úteis. Esta última circula com ônibus convencionais, janelas abertas e terá um reforço para absorver a demanda da primeira.

“O corredor Norte-Sul tem uma característica diferente. Nós estamos unificando a operação de duas linhas de ônibus. O BRT está suspenso no Terminal Integrado de Igarassu e os usuários agora vão usar a linha parador, que tem uma característica diferenciada porque para na calçada, tem um distanciamento menor e o ambiente aberto. Por conta disso, nós tivemos que desativar a estação Cruz de Rebouças e a Miguel Arraes, porque só quem atendia essas duas estações era a linha 1946 – TI Igarassu (PCR), que foi desativada na data de hoje”, detalhou.

>> Em Paudalho, população receberá cerca de 120 mil máscaras

Para tirar dúvidas ou enviar sugestões e reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp (99488.3999), exclusivo para reclamações.

Confira as opções para embarque e desembarque a partir da desativação temporária das Estações de BRT:

Corredor Norte/Sul

EBRT Cruz de Rebouças e Miguel Arraes: a opção para o usuário é se dirigir à parada convencional mais próxima e embarcar na linha 1967 – TI Igarassu (Dantas Barreto) que deverá atender a demanda da linha 1946 – TI Igarassu (PCR);

Corredor Leste/Oeste

EBRT Barreiras: as opções para o usuário são as EBRTs Areinha e Padre Cícero;

EBRT Engenho Poeta: as opções para o usuário são as EBRTs Capibaribe e Riacho do Cavouco;

EBRT Forte do Arraial: as opções para o usuário são as EBRTs Parque do Cordeiro e Getúlio Vargas;

EBRT Zumbi: as opções para o usuário são as EBRTs Getúlio Vargas e Abolição.