CIêNCIA

Consórcio Nordeste cria Comitê Científico para orientar região no combate ao coronavírus

O Comitê Científico do Consórcio Nordeste é formado por médicos, cientistas, físicos e pesquisadores

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 17/04/2020 às 16:56
Martin Lopez/Pexels
FOTO: Martin Lopez/Pexels

O Consórcio Nordeste, grupo que reúne os nove estados da região brasileira, convidou cientistas para atuarem em um comitê de combate ao coronavírus (covid-19). A ideia é propor medidas articuladas entre estados e municípios da região Nordeste baseadas no conhecimento científico.

O coordenador do comitê, o neurocientista Miguel Nicolelis, explica o funcionamento. “Nós formamos um comitê com representantes de todos os nove estados do Nordeste, dividimos o comitê em nove subcomitês e também criamos uma plataforma de colaboração virtual, chamada Projeto Mandacaru, que já tem mais de 700 cientistas espalhados pelo Brasil, inclusive com colaboradores de fora do Brasil, que está nos ajudando a coletar todas as informações sobre os casos, o espalhamento do vírus no Nordeste, bem como os trabalhos científicos que estão sendo feito mundo à fora tentando entender que inimigo é esse e como combater”, detalhou.

Uma das primeiras ações do comitê é reforçar a importância do isolamento social e analisar os impactos da medida no achatamento da curva de propagação do coronavírus.

O Comitê Científico é formado por médicos, cientistas, físicos e pesquisadores e foi oficializado no dia 30 de março.

Confira a entrevista completa e entenda:

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
  • Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
  • Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Confira o passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada: