A divulgação de um vídeo de um médico dançando com uma paciente que está internada em um hospital de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, foi um alívio em meio às notícias assustadoras do avanço do novo coronavírus. A gravação foi feita nessa segunda-feira (20), no Hospital Universitário de Petrolina, e viralizou nessa terça-feira (21).
Os dois comemoram a recuperação da vítima de covid-19 ao som de Asa Branca, de Luiz Gonzaga. Quem aparece nas imagens é o chefe da Divisão Médica, Pedro Diniz, dançando com a paciente. A ideia foi da própria equipe como uma maneira de humanizar o tratamento e diminuir a solidão. “A gente já vinha exercendo algumas ações para humanizar um pouco mais o cuidado, diminuir o isolamento e a solidão. Ela já estava com uma televisão, depois a gente colocou o uso do celular. No domingo, ela fez uma visita a nossa UTI, onde tem uma varanda, para ver a família da sacada. E foi uma cena muito emocionante”, contou.
A paciente deve receber alta nesta quinta-feira (23).
Situação dos profissionais é difícil
Apesar do momento de descontração e leveza, ele revela que a situação tem sido difícil para as equipes de saúde. “É um plantão muito diferente do que a gente está habituado pelos EPIs que a gente precisa usar, pela tensão do risco de infecção de contrair o vírus. A gente sabe que ele [o coronavírus] é muito facilmente transmissível”, comentou.