Recife

Caixa tem filas mesmo com suspensão do pagamento da segunda parcela do auxílio de R$ 600

Segundo o Ministério da Cidadania, o pagamento foi suspenso porque faltou recurso

Atualizada às 14h03
Atualizada às 14h03
Publicado em 23/04/2020 às 10:01
Wellington Lima/ TV Jornal
FOTO: Wellington Lima/ TV Jornal
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O pagamento da segunda parcela do auxílio emergencial de R$ 600 que estava previsto para acontecer nesta quinta-feira (23) foi cancelado pelo governo federal. De acordo com o Ministério da Cidadania, o pagamento foi suspenso porque faltou recurso. Mesmo assim, muitas pessoas compareceram desde as primeiras horas do dia à agência da Caixa Econômica, no bairro de Casa Amarela, Zona Norte do Recife.

No local, é possível observar uma fila maior do que em dias anteriores, com muitas pessoas próximas umas das outras, a maioria sem máscaras. Muitos beneficiários esperavam receber a segunda parcela nesta quinta. Teve gente, inclusive, que chegou na agência de 00h e passou a madrugada esperando para ter informações sobre esse crédito da segunda parcela do auxílio emergencial.

A Caixa informa que as únicas pessoas que devem ir para as filas das agências bancárias e lotéricas são os beneficiários do Bolsa Família, que podem realizar as operações em qualquer terminal eletrônico. Com isso, não precisa falar diretamente com os funcionários ou ir para as filas do atendimento presencial no caixa.

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Governo federal

O governo federal alega que diante da falta de recurso, um crédito suplementar será solicitado para realizar o pagamento das pessoas que se inscreveram para receber o coronavoucher. O governo ainda não divulgou a data que a segunda parcela será creditada na conta das pessoas.

Ainda de acordo com o governo, muitas pessoas que se inscreveram e estavam com a operação suspensa ou em análise precisam receber a primeira parcela para então todos receberem a segunda parcela. Por conta disso, o pagamento da segunda parcela foi suspenso. Quando todos receberem e o crédito suplementar chegar ao governo, o pagamento será realizado.

Dúvidas

Quem tiver dúvidas em relação a cadastros ou inconsistências no sistema, devem entrar em contato pelo 111, que é o número da Caixa Econômica Federal onde está sendo tirada todas as dúvidas das pessoas. O atendimento presencial nas agências da Caixa será apenas para outros tipos de serviço essenciais.

Nota da Caixa

Por meio de nota, a Caixa reforçou que os beneficiários não precisam ir a uma agência

A CAIXA esclarece que não é necessária corrida às agências ou casas lotéricas para cadastramento, consulta ou saque do Auxílio Emergencial. O cadastramento pode ser realizado digitalmente pelo aplicativo CAIXA | Auxílio Emergencial e pelo site auxilio.caixa.gov.br. O acompanhamento da solicitação está disponível somente por este site e pela central telefônica exclusiva 111. É possível conferir, inclusive, se o cadastro para receber o benefício foi aprovado.

Para aqueles que forem considerados aptos a receber o auxílio emergencial, o banco está abrindo automaticamente a Poupança Digital CAIXA. Os que receberem o crédito por meio dessa conta podem, por exemplo, pagar boletos e contas de água, luz, telefone, entre outras. É possível também efetuar transferências ilimitadas entre contas da CAIXA ou realizar gratuitamente até três transferências para outros bancos a cada mês, pelos próximos 90 dias.

O acesso e a movimentação da Poupança Digital CAIXA ocorrerá pelo app CAIXA Tem, disponível nas lojas de aplicativos Google Play e App Store. Para utilizar o aplicativo, que tem fácil navegação e baixo consumo da memória do celular, basta que o usuário se cadastre utilizando o CPF. Além de movimentar a poupança digital, será possível consultar FGTS, PIS, Bolsa Família, entre outros serviços.

Saque em espécie:
Na data prevista para início do saque em espécie, o cliente terá esta opção habilitada no aplicativo CAIXA Tem. Bastará informar o valor a ser retirado e será gerado um código autorizador para saque nos caixas eletrônicos e casas lotéricas.

Com o objetivo de evitar aglomerações nas agências e unidades lotéricas, o que exporia empregados, parceiros e clientes ao risco de contágio, a CAIXA escalonou o calendário de saque. Lembramos que os recursos creditados na Poupança digital podem ser utilizados através do app CAIXA Tem para pagamentos e transferências, entre outros serviços. Segue abaixo o calendário de saque em espécie da poupança digital sem cartão nos canais de autoatendimento e lotéricas:

27 de abril – nascidos em janeiro e fevereiro
28 de abril – nascidos em março e abril
29 de abril – nascidos em maio e junho
30 de abril – nascidos julho e agosto
04 de maio – nascidos em setembro e outubro
05 de maio – nascidos em novembro e dezembro

Bolsa Família:
Aqueles que recebem o Bolsa Família têm avaliação de elegibilidade automática e receberão o crédito do auxílio no mesmo calendário e da mesma forma do benefício regular. Entre o Bolsa Família e o Auxílio Emergencial, será creditado o benefício de maior valor, para todos que tiverem direito.

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