TRATAMENTO

Covid-19: Recife inaugura mais um hospital provisório com 120 leitos

O sexto hospital provisório do Recife foi instalado em um terreno ao lado do Hospital da Mulher, no bairro do Curado

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 24/04/2020 às 14:29
Andrea Rego/ PCR
FOTO: Andrea Rego/ PCR

O prefeito do Recife, Geraldo Julio, anunciou nesta sexta-feira (24) a inauguração do sexto hospital provisório da cidade, que terá 120 leitos e foi montado no terreno ao lado do Hospital da Mulher, no bairro do Curado, na Zona Oeste do Recife. Ele começa a funcionar já nesta sexta-feira (24). “Trinta deles [leitos] já começam a funcionar normalmente. A prefeitura chega a 947 leitos prontos desde o início da pandemia para pacientes para com a covid-19”, disse.

Durante a coletiva, o prefeito do Recife, Geraldo Julio, divulgou um balanço do número de pacientes com a covid-19 atendidos nos hospitais de campanha da cidade. Segundo ele, desde o início da pandemia, foram realizados 2.124 atendimentos; 460 pacientes internados já receberam alta; e cinco pessoas que foram internadas em UTIs estão recuperadas e continuam o tratamento em casa.

Abertura dos leitos

O secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, explica porque nem todos os leitos dos hospitais provisórios estão ativos. “À mediada que nós abrimos um novo equipamento como um hospital de campanha, nós abrimos um quantitativo de leito inicialmente, por exemplo, 20 leitos de UTI cada um e aquilo que levaria meses para progredir para ocupação total tem levado poucos dias. A cada dia a gente faz a luta de aumentar esses leitos na medida em que os equipamentos já estão na casa e que a gente tenha equipes minimamente treinadas para dar conta dessas pessoas”, detalhou.

Dos 70 leitos de UTI, 49 estão ocupados por pacientes da covid-19. O secretário revelou que até o final deste mês seja inaugurado o sétimo hospital de campanha.

Até o momento, cerca de 1500 profissionais de saúde do Recife foram confirmados com coronavírus e cerca de 640 estão afastados com suspeita da covid-19.