luto

Prefeito do Recife decreta luto oficial de três dias devido à morte de Ricardo Brennand

O empresário Ricardo Brennand morreu, aos 92 anos, vítima do novo coronavírus

Publicado em 25/04/2020 às 10:31
Reprodução
FOTO: Reprodução
Leitura:

Após a notícia da morte de Ricardo Brennand por causa do novo coronavírus, neste sábado (25), o prefeito Geraldo Julio decretou luto oficial de três dias no Recife em homenagem ao empresário. Em dezembro de 2017, Ricardo Brennand a medalha do Mérito Capibaribe, a mais alta honraria concedida pela Prefeitura do Recife.

>>>Paróquia de São Pedro celebra duas missas em homenagem à Ricardo Brennand<<<

"Ricardo Brennand foi um empreendedor de grande sucesso, um colecionador incomparável e um ser humano admirável. Pessoa amável, atenciosa e muito querida. Fará muita falta. Tive o imenso prazer de conhecê-lo e estar com ele em várias oportunidades. A presença dele sempre era muito marcante e agradável a todos. Um homem de gestos largos com as pessoas e com a cidade. Minha solidariedade à família e aos amigos”, declarou o prefeito Geraldo Julio.

Instituto Ricardo Brennand

O Instituto Ricardo Brennand, localizado no bairro da Várzea, no Recife, possui mais de 77 mil metros quadrados e foi inaugurado em setembro de 2002. O local fica onde funcionou o engenho São João e é cercado pela Mata Atlântica.

O nome do instituto é uma homenagem ao tio homônimo do empresário, pai do artista plástico Francisco Brennand, de quem herdou o apreço pela arte. O espaço guarda um grande acervo de obras de artes, além de uma das maiores coleções de armas brancas do mundo. Confira o vídeo produzido pela TVJC, do Jornal do Commercio.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
  • Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
  • Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Mais Lidas