CLIMA

Apac prevê chuvas até o fim da semana em Pernambuco

No entanto, segundo a Apac, as pancadas de chuvas devem se tornar mais leves

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 27/04/2020 às 16:08
Bruno Campos/JC Imagem
FOTO: Bruno Campos/JC Imagem

Neste fim de semana as chuvas foram intensas em todo estado de Pernambuco, com pancadas de moderadas a fortes. Abril é o mês em que se inicia o período mais chuvoso do ano para a Zona da Mata, Região Metropolitana e Agreste de Pernambuco. Maio e junho, são os outros dois meses que fazem parte do trimestre de chuvas.

Até o final desta semana, segundo o boletim da Apac, as chuvas tendem a persistir, porém a previsão é que ao decorrer dos dias as pancadas se tornem cada vez mais leves.

Trimestre chuvoso

O meteorologista da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), Thiago do Vale, contou que a intensidade do trimestre chuvoso de 2020 já era prevista.

Segundo Thiago do Vale, é possível que o período de chuva se prolongue este ano. A previsão é que ele dure até o segundo semestre. “Essa chuva é ocasionada por um sistema meteorológico conhecido como distúrbio ondulatório de leste. Essas chuvas têm a tendência de que ocorram até meados de agosto. Nos próximos meses vai ser mais comum ver esse tipo de chuvas [fortes]”, disse.