
Testes rápidos da covid-19 vão ser oferecidos por farmácias do Recife. O serviço está autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa. De acordo com o diretor geral da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária, Josimeirison Damascena, a realização do teste em farmácias não exige requisição médica.
“Não precisa levar requisição médica, no entanto, a farmácia tem que ter todos os critérios e avaliar o paciente, que tem que estar paramentado, áreas definidas para isso e fazer registros e encaminhar para o serviço de epidemiologia da autoridade sanitária local.”
Leia também: Capes prorroga a duração das bolsas de mestrado e doutorado
Guedes diz que economia brasileira não passa por choque externo
Segundo o diretor, alguns fabricantes disponibilizam testes que já apresentam o resultado em 10 minutos. “O teste é simples: uma furadinha no dedo, parecido com os testes que já se fazem hoje para detectar a glicemia. É simplista, no entanto os resultados deles têm que ser bem interpretados. Depende do fabricante. Tem uns que estão definindo com 10, 15 minutos, outros até 30 minutos”.
Ainda segundo Josimeirison, o valor dos testes varia de acordo com o fabricante e a região em que são vendidos. A média de preço gira em torno de R$ 100. Mas, será que esses testes são realmente eficazes no diagnóstico? De acordo com o médico infectologista Gabriel Serrano, esses kits não possuem a mesma garantia de eficácia que os exames feitos em laboratórios.
“Esses testes de farmácia normalmente não têm a qualidade igual a do laboratório. O tipo de reação não é a mesma."
Ouça a reportagem de Betânia Ribeiro: