Uma operação conjunta envolvendo Polícia Militar, Procon, Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (7) no bairro de Afogados, Zona Oeste do Recife. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância de evitar aglomerações e prevenir a disseminação da covid-19.
De acordo com o coronel da PM Luiz Cláudio Brito, o primeiro momento da operação, que acontece próximo à feira livre e ao mercado de Afogados, é alertar as pessoas que elas fiquem em casa e cumpram o decreto do governo estadual.
Leia também: Justiça nega pedido do Ministério Público para adoção de lockdown em Pernambuco
Entenda o que é um lockdown durante a pandemia do coronavírus
Rede formada por especialistas defende que Pernambuco adote lockdown
“Essa operação é de choque de ordem e conscientização. Nós estamos registrando já, até a data de ontem, mais de 47 mil denúncias de descumprimento do decreto governamental que fala do isolamento social, do fechamento dos estabelecimentos comerciais não essenciais. Desse total, de 47 mil, 10 mil representam estabelecimentos comerciais: bares, restaurantes, não essenciais, descumprindo o decreto. Fora aglomerações.”
A operação começou às 5h30. Também estão sendo distribuídas 3 mil máscaras. O comandante da operação não descartou a possibilidade de outros bairros passarem pela mesma operação.
Ouça a reportagem de Isa Maria: