Atualizada em 14/05
Em tempos de pandemia do novo coronavírus, que tem afetado diversos setores da sociedade, pessoas físicas e instituições fazem uso de um poderoso artifício para combater a crise: a solidariedade. Muitos grupos se mobilizam para arrecadar doações financeiras e de produtos para famílias em situação de vulnerabilidade social. Outros setores precisam de insumos e materiais para abastecer unidades de saúde ou para dar seguimento a tratamentos médicos. A Rádio Jornal em parceria com o Instituto JCPM de Compromisso Social (IJCPM) e todos os veículos do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação lançou o projeto Atitude Cidadã - Está em nossas mãos!, divulgando as iniciativas e estimulando doações para organizações que estão atuando para minimizar os efeitos da pandemia.
Na última quarta-feira (13), durante todo o dia, as seis emissoras que compõem a rede da Rádio Jornal (Recife, Caruaru, Petrolina, Garanhuns, Limoeiro e Pesqueira) estiveram engajadas para dar visibilidade às boas ações. Toda programação da rádio abordou o assunto, desde o programa A Voz do Povo, às 5h, até o Movimento, à meia-noite. Foram mais de 100 toneladas de itens arrecadados.
Como doar a partir de agora:
- Na plataforma do RioMar online, é possível fazer as compras para doação.
- Diretamente com as instituições (lista completa abaixo).
- Se a doação for em dinheiro, é possível pedir apoio à equipe do IJCPM com indicação das instituições através de Virgínia (virginia.campos@ijcpm.com.br) ou através do telefone (81) 98106.0553 e Fábia (fabia.siqueira@jcpm.com.br), pelo telefone (81) 99467.4765.
- Quem quiser doar material e não quiser direcionar a nenhuma instituição específica, o SJCC vai continuar recebendo os donativos e o IJCPM vai indicar posteriormente para quem doar.
Confira as instituições que precisam de ajuda:
GAC-PE
O Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer de Pernambuco (GAC-PE) é uma instituição filantrópica que atua há 23 anos prestando assistência ao tratamento de crianças com câncer infanto-juvenil. Em média, por dia, a instituição realiza o atendimento de 70 pacientes ambulatoriais e 24 em internamento. O GAC-PE aceita doações financeiras, assim como de insumos como leite, fraldas e até voluntariado virtual.
Como ajudar?
Telefone: (81) 3139-0159
Fundação Terra
A instituição realiza atividades de educação, saúde e ações sociais em comunidades da cidade de Arcoverde, no Sertão de Pernambuco. A entidade foi criada em 1982 e desenvolve ações que ajudam famílias com suas necessidades básicas como habitação e alimentação. No plano emergencial para arrecadação financeira durante a pandemia da covid-19, a Fundação Terra necessita de alimentos, produtos de limpeza e higiene pessoal.
Como ajudar?
Fundação Terra
Endereço: Rua Alfredo de Souza Padilha, s/nº | Bairro São Cristóvão.
Telefone: (081)9.9880-8482.
Mulheres do Bem
O grupo Mulheres do Bem realiza arrecadação financeira, por meio de doações diretas ou objetos para a venda, comercializados através do Instagram. A renda obtida é destinada a instituições. Entre as organizações que já foram beneficiadas com as doações estão o Hospital Oswaldo Cruz, o Lar Cristo Redentor, o NACC, o GAC e o Lar do Amanhã, entre outros.
Como ajudar?
Basta entrar em contato com o grupo através o Instagram do Mulheres do Bem (@mulheres_dobem) ou pelo telefone (081) 98814.0225.
Unificados pela População em Situação de Rua
Devido à pandemia do novo coronavírus, o grupo Unificados pela População em Situação de Rua montou uma ação estratégica e emergencial chamada #todospelarua. A ação oferece banho e alimentação (café da manhã e jantar). O grupo pede doação de alimentos (fubá, arroz, biscoito, legumes, mortadela, café, pão, macarrão, bolacha, ovos, leite em pó e água), produtos de higiene e limpeza (saco de lixo, copos, pratos e talheres descartáveis, sabonete, pasta de dente, escova, shampoo e absorvente), além de roupas. A doação também pode ser financeira.
Como ajudar?
Unificados pela População em Situação de Rua
Endereço: Avenida Martins de Barros, 387 - Santo Antônio. Recife-PE. (Para doação de alimentos).
Praça da República, S/N - Santo Antônio, Recife-PE - Entrada pela Rua do Sol. (Para doação de roupas e itens de limpeza e higiene).
Telefone: (081) 99612.9898.
IMIP
O Imip passou a atender, via Central de Regulação do Estado, gestantes com suspeita do novo coronavírus, assim como adultos com suspeita da doença. Devido a isto, a instituição pede doações financeiras para custear as despesas com compra de equipamentos, medicamentos e materiais de insumo.
Como ajudar?
IMIP
Endereço: Rua dos Coelhos, 300, Boa Vista Recife/PE.
Telefone: (81) 2122.4704/99647.5273.
Hospital de Câncer de Pernambuco
O HCP presta atendimento a aproximadamente 55% dos pacientes oncológicos de Pernambuco e precisa de doações, por ser uma instituição filantrópica. Durante a pandemia, o hospital continua realizando tratamentos oncológicos, incluindo consultas e sessões de quimioterapia.
Como ajudar?
Sociedade Pernambucana de Combate ao Câncer
Endereço: Avenida Cruz Cabugá, 1597, 50040-000, Santo Amaro - Recife - PE.
Telefone: (81) 3217.8290.
Hospital Universitário Oswaldo Cruz/Com Vida
Uma das unidades de referência para pacientes com suspeita do novo coronavírus em Pernambuco, profissionais do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC) realizam a campanha Com Vida, para arrecadar lanches para quem trabalha na unidade, desde portaria, até a equipe de saúde. Diariamente, a ação distribui cerca de 300 lanches.
Como ajudar?
HUOC/Com Vida
Para doações de lanches:
Mensagem direct pelo Instagram: @comvidahuoc
WhatsApp: (081) 98191-1332.
Hospital das Clínicas
Instituições e pessoas físicas interessadas em realizar doações para o Hospital das Clínicas (HC), unidade vinculada à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no enfrentamento ao novo coronavírus, devem entrar em contato com o HC pelo telefone. O hospital recebe doações de aventais impermeáveis (capotes), máscaras, luvas de procedimento, capacete/viseira com visor transparente, touca descartável, álcool em gel 70º, avental hospitalar manga longa, óculos de segurança de policarbonato, propés e fraldas.
Como ajudar?
Hospital das Clínicas
Telefone: (81) 2126.3604/3606, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 16h.
Dúvidas: gleger.sabia@ebsrh.gov.br (Setor Jurídico) e gustavo.araujo@ebserh.gov.br (Gerência Administrativa).
Universidade de Pernambuco - UPE
O Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco (Iaupe) está realizando uma campanha de arrecadação para o enfrentamento à pandemia do novo coronavírus nos hospitais que fazem da instituição, que são o Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), o Pronto Socorro Cardiológico de Pernambuco Prof. Luiz Tavares (Procape) e o Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam). O Iaupe pede doação de luvas de procedimento e estéreis, máscaras, óculos de proteção, viseira, aventais impermeáveis, macacões, pro pés, toucas e espaçadores respiratórios.
Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE
Na tentativa de reduzir os impactos causados pela Covid-19, um grupo de voluntários da comunidade acadêmica da UFRPE criaram o Ruralinda Solidária, com o objetivo de arrecadar recursos para pessoas em situação de rua. O grupo está recolhendo doações de alimentação, produtos de limpeza e de higiene pessoal.
Como ajudar?
Ruralinda Solidária
Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em parceria com o Ministério Público Federal em Pernambuco (MPF), o Ministério Público do Estado de Pernambuco (MPPE) e o Ministério Público do Trabalho (MPT) realizam uma campanha institucional para arrecadar recursos que serão destinados aos trabalhos de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. A campanha permite que qualquer iniciativa privada apoie pesquisas e projetos em desenvolvimento na universidade.
Como ajudar?
Fase/MPF-Covid-19
Dúvidas: doador@fade.org.br.
Para ver mais instituições que também precisam de sua valiosa ajuda, clique aqui.
INTERIOR
Caruaru
Casa dos Pobres São Francisco de Assis
Instituição que abriga idosos em situação de vulnerabilidade, em sua maioria que foram abandonados por familiares já no fim da vida. Atualmente, cerca de 80 idosos moram no local.
Como ajudar?
Telefone: (081)3721-4325
Instituto do Câncer Infantil do Agreste – ICIA
O Icia é um hospital filantrópico que trata de crianças com câncer no Agreste pernambucano.
Como ajudar?
Telefone: 81. 3727-7137
Sesc – Banco de Alimentos
O Banco de Alimentos do Sesc concentra o fornecimento de doações de alimentos para 20 instituições sociais cadastradas em Caruaru.
Como ajudar?
Telefone: (81) 9 9965-0270 (81) 9 9915-8147
Hospital Mestre Vitalino
O Hospital Mestre Vitalino (HMV) é referência nos atendimentos de média e alta complexidade para a quarta e quinta regiões de saúde, o que totaliza 53 cidades. Com o período da pandemia, o Governo de Pernambuco referenciou a unidade também para o atendimento de pacientes infectados pelo novo coronavírus. Atualmente, o HMV dispõe de 30 leitos de UTI - Covid e 25 leitos de enfermaria Covid, e até o momento já recebeu 51 pacientes com diagnóstico positivo para o vírus. A unidade atende por regulação, ou seja, o paciente precisa dar entrada em uma unidade básica de saúde (municipal ou estadual) e após avaliação, de acordo com o perfil, poderá ser encaminhado via Central de Leitos. Média de 6000 atendimentos/mês (emergência, ambulatório e internamento);
Por causa da suspensão do atendimento ambulatorial e cirurgias eletivas (período do Covid) a média está em torno de 4000 atendimentos/mês.
Como ajudar?
Por se tratar de uma instituição mantida pelo Governo do Estado, não pode receber doações em dinheiro.
Telefone: (81) 99196-1516
Apae Caruaru
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais é um movimento que dá suporte a portadores de Síndrome de Down, pessoas com deficiência intelectual e física.
Como ajudar?
Telefone: (81) 9. 9837-3999 / (81) 9. 9501-9597
Petrolina
Fundação Lar Feliz
Criada em 1998, a instituição atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Um turno sendo escola e outro com atividades alternativas.
Como ajudar?
Telefone: (74) 9 9113-5986
Apae Petrolina
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais é um movimento que dá suporte a portadores de Síndrome de Down, pessoas com deficiência intelectual e física.
Como ajudar?
Telefone: (87) 9.8834-2234
Hospital Dom Malan - HDM/Instituto Materno Infantil - Imip
Os voluntários do HDM atuam contribuindo para o desenvolvimento do trabalho de humanização na unidade de saúde, através de visitas, conversas e atividades lúdicas com os pacientes levando uma palavra de apoio e carinho. Além disso, realiza diversas ações em datas comemorativas, além de campanhas de arrecadação de donativos aos usuários do Hospital.
Como ajudar?
A instituição não recebe doação em dinheiro
Telefone: (87) 9 8803-0482
Garanhuns
Apae Garanhuns
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais é um movimento que dá suporte a portadores de Síndrome de Down, pessoas com deficiência intelectual e física.
Como ajudar?
Telefones: (87) 3761-0005 ou (87) 9.9965-1067
Abrigo São Vicente de Paulo
O Abrigo São Vicente de Paulo tem como finalidade acolher pessoas idosas em caráter permanente, através do regime de Instituição de Longa Permanência para Idosos, atuando com capacidade para 74 idosas, pois atualmente a Instituição atende exclusivamente a mulheres.
Como ajudar?
Telefone: (87) 3761-3497
Hospital Infantil Palmira Sales
Fundado em outubro de 1961, o Hospital Infantil Palmira Sales atua na prestação de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade de saúde conta com plantão 24h de obstetrícia, além do recebimento de pacientes regulados, nos ambulatórios, para diversas especialidades médicas, sendo elas: cirurgia geral, cardiologia, urologia, neurologia, dermatologia, cirurgia pediátrica, pediatria, ginecologia e obstetrícia, endocrinologia, ortopedia, geriatria, oftalmologia, pneumologia, fonoaudiologia e nutrição.
Como ajudar?
Telefone: (87) 3762.9255
Pesqueira
Lar dos Idosos
Fundado em setembro de 2005, iniciou o atendimento com oito idosos e hoje atende 34 idosos que residem no lar e mantém regularmente atividades com equipe multidisciplinar, médico, cuidadores, cozinheiras e serviços gerais.
Como ajudar?
Telefone: (87) 99164.1144
Hospital Dr. Lídio Paraíba
Hospital Estadual Municipalizado, composto por 80 leitos, não tem porte para UTI, possuindo apenas dois respiradores portáteis e aguardando mais três que foram adquiridos pelo município, com previsão de chegada até o final do mês de maio. Atende as cidades de Alagoinha, Sanharó, Poção e Venturosa (em alguns casos), atendimento emergencial, clínica médica, pediatria, cirurgias geral (obstetrícia e geral de pequeno e médio porte).
Como ajudar?
Por ser hospital público, não recebe doações em dinheiro.
Telefone: (87) 99991.2409
Associação Portadores de Direitos Especiais – Pode
Atende 206 pessoas, sendo crianças e adolescentes com deficiência Intelectual (autismo, síndrome de Dowm, distúrbio comportamental, residentes nos de Pesqueira, Alagoinha, Poção, Belo Jardim, Sanharó, Tacaimbó, Cachoeirinha e São Bento do Uma, além de crianças de São João do Tigre, Caetés, Jataúba e Venturosa.
Como ajudar?
Telefone: (87)99194.3663
Limoeiro
Hospital Regional José Fernandes Salsa
Unidade hospitalar da rede pública estadual, responsável pelo atendimento de 20 municípios do Agreste Setentrional e Mata Norte. Conta com urgência, sala vermelha, emergência, maternidade, clínica médica, clínica cirúrgica e clínica pediátrica. Maternidade também conta com ala de parto humanizado. Possui 72 leitos de baixa e média complexidade e uma ambulância com UTI.
Como ajudar?
Por se tratar de uma instituição mantida pelo Governo do Estado, não pode receber doações em dinheiro.
Telefone: (81) 9 9707 6978
Instituto Padre Luis Cecchin - IPLC
O Instituto Padre Luis Cecchin (IPLC) é uma entidade filantrópica, de natureza civil, de caráter beneficente, sem fins lucrativos, fundado em 28 de julho de 1948. É um centro de atividades empenhado e voltado diretamente para o atendimento de crianças, adolescentes, jovens e famílias em situação de vulnerabilidade social.
Como ajudar?
Telefone: (81) 9 9502 0226 / 3628 0922
Obra Social Santa Isabel
A Obra Social Santa Isabel (Ossi) é uma entidade sem fins lucrativos para atender crianças, adolescentes, jovens, adultos e mães carentes da periferia de Limoeiro, assim como crianças com múltiplas deficiências. Atualmente, são atendidas 163 crianças, oriundas de 129 famílias.
Como ajudar?
Telefone: (81) 9 9749 9038