MEDIDAS RESTRITIVAS

Transporte por aplicativo também será submetido a rodízio em cinco cidades do Grande Recife; veja outras medidas

As novas medidas restritivas foram anunciadas na manhã desta segunda-feira (11) pelo governador Paulo Câmara (PSB)

LOURENÇO GADÊLHA
LOURENÇO GADÊLHA
Publicado em 11/05/2020 às 12:28
Reprodução/TV Jornal Interior
FOTO: Reprodução/TV Jornal Interior

Após Pernambuco ultrapassar a marca de mil mortes por coronavírus, o Governo do Estado endureceu as medidas restritivas e decretou quarentena em cinco municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR). Com a decisão, serão ampliadas as medidas de proteção, restringindo o trânsito de veículos, inclusive com a implantação de rodízio, com a circulação separada por placas ímpares e pares.

A medida também vai aumentar a fiscalização nos estabelecimentos comerciais, além de reduzir a circulação de pessoas nos municípios Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e São Lourenço da Mata. As medidas serão implantadas no período de 16 a 31 de maio. Entre amanhã e o dia 15 de maio valem em caráter educativo. Os serviços essenciais, como supermercados, farmácias e padarias seguem funcionando normalmente. Para os demais municípios, permanecem em vigor as medidas previstas nos decretos anteriores.

Os números mostram que, apesar de ter alcançado todas as regiões de Pernambuco, 75% dos casos confirmados e 68% dos óbitos estão concentrados nesses municípios onde a quarentena foi decretada.

Confira outras medidas:

Máscaras

Entre as medidas de proteção, estão previstas a obrigatoriedade do uso de máscaras pelos moradores e trabalhadores dessas cidades. Pessoas sem o equipamento em vias públicas serão orientadas a retornar para suas casas. Os estabelecimentos comerciais ou transporte público serão autuados quando for constatada a presença de pessoas sem o uso das máscaras.

Rodízio de veículos

Será implantado o rodízio de veículos, com a circulação separada por placas ímpares e pares. Também haverá a instalação de pontos de controle móveis e intermunicipais. O Decreto determina a realização de ações de fiscalização e a apreensão dos veículos sem autorização para transitar.

As exceções serão os profissionais das áreas de Saúde, Segurança, Defesa Civil e de uso oficial. Veículos de serviços essenciais, como distribuidoras de água e gás, energia, Correios, imprensa, alimentos, funerárias, coleta de lixo, obras, guinchos e ambulâncias, táxis, ônibus e motocicletas de entrega também estão liberados.

Serão ativados 34 pontos de fiscalização, sendo 16 em Recife, 08 em Olinda e 08 e Jaboatão. Outros dois pontos serão instalados, sendo um em Camaragibe e outro em São Lourenço da Mata.

Circulação de pessoas

A circulação de pessoas será controlada através da exigência de documento de identificação, justificativa do destino e finalidade essencial para a saída. Nas comunidades serão realizadas ações de fiscalização e fechamento de estabelecimentos comerciais, higienização de ruas e distribuição de kits de higiene, entrega de material informativo com reforço ao isolamento social e orientações de saúde. Nesses locais serão distribuídas cestas básicas, além de orientações sobre benefícios assistenciais.