Igreja Católica

Peregrinação da imagem de Nossa Senhora de Fátima pelo Recife homenageia profissionais de saúde

Nesta quarta-feira (13), católicos celebram a aparição de Nossa Senhora de Fátima em Portugal; peregrinação sairá do centro do Recife e passará por bairros da Zona Norte

Priscila Miranda
Priscila Miranda
Publicado em 13/05/2020 às 10:47
Foto: Juliana Oliveira/Rádio Jornal
FOTO: Foto: Juliana Oliveira/Rádio Jornal

Para celebrar o dia 13 de maio, data que marca a aparição de Nossa Senhora de Fátima em Portugal, o santuário dedicado à santa no Recife realizará uma peregrinação especial com a imagem dela no fim da tarde desta quarta-feira pela capital pernambucana.

A partir das 17h30, saindo do Santuário de Fátima, localizado no antigo Colégio Nóbrega, no Centro, a imagem vai percorrer diversos bairros da Zona Norte do Recife. A iniciativa é da Comunidade Católica Porta Fidei em conjunto com a Arquidiocese de Olinda e Recife e o Santuário Arquidiocesano.

Leia também: Em 85 anos de existência, missa de Nossa Senhora de Fátima será realizada pela primeira vez sem a presença dos fiéis; veja como assistir mesmo de casa

Este ano, a peregrinação também faz uma homenagem aos profissionais de saúde que estão na linha de frente ao combate ao novo coronavírus e também clama o fim da pandemia.

O carro com a imagem sairá em peregrinação após a Santa Missa que será celebrada, de portas fechadas, pelo Arcebispo de Olinda e Recife Dom Fernando Saburido, às 16h.

A transmissão da missa será feita pela Rádio Olinda. Somente celebrantes e equipe litúrgica estarão presentes, além dos agentes da Pastoral de Comunicação que farão as transmissões pelas plataformas digitais.

A realização da peregrinação foi autorizada pelas autoridades sanitárias devido às medidas de isolamento social adotadas para combater a pandemia da covid-19. Os locais por onde a imagem passará serão: Boa Vista, Encruzilhada, Espinheiro, Aflitos, Rosarinho, Tamarineira, Casa Amarela, Avenida Norte, Apipucos, Torre, Graças, Madalena, Ilha do Leite, Derby e Soledade.

A organização convida os fiéis a acompanhar, das janelas e varandas de casa e com panos brancos, a passagem da imagem peregrina.

Serviço

Peregrinação da imagem de Nossa Senhora de Fátima
Quando: Quarta-feira, 13 de Maio de 2020
Horário: 17h30 (previsão de saída da procissão)
Percurso: Boa Vista, Encruzilhada, Espinheiro, Aflitos, Rosarinho, Tamarineira, Casa Amarela, Avenida Norte, Apipucos, Torre, Graças, Madalena, Ilha do Leite, Derby e Soledade.
Transmissão da missa: 16h – Dom Fernando Saburido – ao vivo pela Rádio Olinda AM 1030 e pelas redes sociais.