POLÍCIA FEDERAL

PF alerta para golpes na internet que oferecem exames da covid-19

Anúncios de testes rápidos do coronavírus estão circulando na internet a um preço bem abaixo do mercado

Publicado em 15/05/2020 às 9:13
Fiocruz/JC
FOTO: Fiocruz/JC
Leitura:

Novos golpes relacionados a exames do coronavírus estão circulando na internet. Os anúncios foram feitos em sites de compras e vendas. Em um deles, o vendedor anuncia uma caixa de testes rápidos da covid-19 por R$ 99, valor considerado muito abaixo do preço de mercado, além de reforçar que as vendas devem ser feitas apenas pelo Whatsapp e não pelo site de compras. Em um outro, o anúncio é feito por um laboratório, que promete fazer exames para detectar o novo coronavírus em casa sem cobrar nenhuma taxa.

Em um dos maiores sites de compras do Brasil, 125 vendedores já foram excluídos da plataforma com ofertas similares, mas os golpistas tentam driblar as medidas de segurança do site. De acordo com o chefe de comunicação da Polícia Federal, Giovani Santoro, eles disponibilizam números de telefones que não funcionam, obrigando os consumidores a entrar em contato por mensagens.

"O anúncio foi publicado nessa quinta-feira (14), às 18h16. Eles prometem teste rápido da covid-19, por R$ 250, indo até a sua residência tomando as devidas precauções. Quem está oferecendo o anúncio é o Rafael Nascimento, mas quando a gente liga para o número disponível, diz que não existe", explicou.

A PF ainda alerta para as ações de golpistas que estão tentando se aproveitar de pessoas desesperadas para saber se tem ou não a doença.

Orientações da PF sobre golpes nas redes sociais

COMO SE PROTEGER:

1. Ao receber uma mensagem deste tipo, desconfie sempre antes de clicar nos links compartilhados no WhatsApp ou nas redes sociais.

2. Não compartilhe links duvidosos com seus contatos sem antes saber se são autênticos – você pode estar sendo usado por bandidos para espalhar o golpe e prejudicar outras pessoas, inclusive seus parentes.

3. Cuidado com o imediatismo de mensagens tais como: agendamentos liberados até hoje, último dia para o saque, urgente, não perca essa oportunidade, quase sempre tais conteúdos querem fazer com que as pessoas não averiguem a veracidade do conteúdo nas páginas e órgãos oficiais.

4. Certifique-se no site oficial da empresa ou governamental sobre a veracidade do que está sendo oferecido, principalmente quando se tratar de supostas promoções, ofertas de dinheiro, brindes, descontos ou até promessas de emprego. Nesse caso, a empresa de cosméticos já esclareceu e alertou que são falsas as informações do link acerca da distribuição gratuita de kit de beleza para o dia das mães

5. Nunca preencha nenhum cadastro, formulário ou pesquisa fornecendo seus dados financeiros ou pessoais através de links enviados pelo WhatsApp, tais como: senha de bancos, cartão de crédito e do benefício do INSS. dentre outros.

6. Ao entrar em qualquer página verifique se existe um cadeado cinza no canto superior esquerdo da páginaisso atesta que sua conexão não foi interceptada e que o site está criptografado para impedir golpes.

7. Links que levem direito ao cadastro tem que haver o HTTPS onde o “S” corresponde a uma camada extra de segurança;

8. Não marque nenhum agendamento para que pessoas compareçam em sua residência sob o pretexto de fazer uma consulta presencial, bandidos podem se aproveitar dessa situação para se passar agentes de saúde e realizar assaltos.

9. Nunca baixe programas piratas para o celular ou computador, tais sites costumam ter a maior concentração de vírus;

10. Instale um bom antivírus em seu celular ou computador e tenha o sistema operacional do seu celular e computador atualizados.

Mais Lidas