RIGIDEZ

Com 53,8% da população em casa no 1º dia de quarentena, PE atinge maior índice de isolamento do país

Segundo o governo, cidades que estão em quarentena mais rígida no estado atingiram índice ainda maior de isolamento social

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 17/05/2020 às 16:16
Bruno Campos/ JC Imagem
FOTO: Bruno Campos/ JC Imagem

O governador Paulo Câmara divulgou um vídeo no Facebook, na tarde deste domingo (17), detalhando a situação do isolamento social no primeiro fim de semana da quarentena estabelecida em cinco cidades da Região Metropolitana do Recife. Segundo ele, no sábado (16), quando teve início a medida, o estado atingiu o maior índice de isolamento do Brasil, com 53,8% das pessoas em casa.

De acordo com o governador, esse índice foi ainda maior nos cinco municípios que estão na quarentena. O Recife foi a capital do país com maior índice de isolamento, com 62% da população em casa, seguida de Olinda com 61%, Camaragibe com 59% e São Lourenço da Mata e Jaboatão do Guararapes com 58% da população em casa.

“São números importantes, mais ainda longe dos 70% ideais e necessários para que tenhamos uma diminuição consistente no ritmo de disseminação da Covid-19. Temos mais 14 dias pela frente nesse esforço que é de todos. Sair de casa só para compras essenciais ou para atendimento médico”, destacou o governador.

Em média, essas cinco cidades ficaram com 60% de isolamento neste sábado, contra 48%, no sábado passado.

O governador de Pernambuco ainda reforçou a importância do isolamento social mais rígido para enfrentar a pandemia causada pelo coronavírus. “Quanto menos contato com outras pessoas menor a possibilidade de se contrair o coronavírus ou de contaminar outros, caso você esteja doente. Não existe fórmula mágica nessa batalha. As nações mais ricas do mundo precisaram passar pela quarentena para começar um processo gradual de retomada das atividades”, frisou.

Por fim, Paulo Câmara agradeceu a população que entendeu a importância de respeitar o isolamento social. “Vocês estão ajudando a salvar vidas”, concluiu.

Ações nas ruas

Neste período da Operação Quarentena, a Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas manterá, diariamente, ações nos Pontos de Cuidado, voltados para o atendimento à população em situação de rua no Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda e Paulista, realizando em média 720 atendimentos por dia. Os pontos servem ainda para pesquisar informações sobre sintomas da doença nessa faixa da população, além de repassar a ela instruções sobre as medidas de prevenção em linguagem adequada, considerando os hábitos da população.

A secretaria também promove a distribuição de quentinhas, totalizando mil almoços e mil jantares, todos os dias, garantindo segurança alimentar e equilíbrio nutricional com o padrão de qualidade das cozinhas do Senac. A logística é do Governo de Pernambuco, com o apoio de mais de 40 coletivos e instituições de atendimento à população em situação de rua para a distribuição dos alimentos no Grande Recife.

Fiscalização ampliada

Nas 24 horas do sábado, foram montados 35 pontos de blitzes para fiscalizar o fluxo de veículos nas cinco cidades da RMR. Ao todo, 1.728 veículos foram abordados nos pontos de bloqueio. A Operação Quarentena, que envolve um efetivo de mil profissionais da segurança, também atuou nas fiscalizações a pedestres e estabelecimentos sem autorização para funcionar. Houve abordagens a 2.794 pessoas que circulavam nas cinco cidades e foram orientadas a retornar para suas casas. Foram fechados 749 estabelecimentos, entre lojas, restaurantes, bares e outros.