Saúde

Chefe da Polícia Civil de Pernambuco diz que órgão está distribuindo EPIs para agentes

Presidente do Sindicato dos Policiais Civis havia denunciado a falta de equipamentos de proteção individual contra o coronavírus para os agentes

Priscila Miranda
Priscila Miranda
Publicado em 27/05/2020 às 10:47
Acervo/JC Imagem
FOTO: Acervo/JC Imagem

Em entrevista ao programa Passando a Limpo desta quarta-feira, o chefe da Polícia Civil de Pernambuco, Nehemias Falcão, defendeu o órgão sobre as ações de prevenção do efetivo com relação à pandemia do novo coronavírus no estado. Na terça (26), o presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol), Áureo Cisneiros, havia dito que faltava materiais e equipamentos de proteção individual para os agentes, além da precária limpeza de delegacias.

“A Polícia Civil, desde o princípio da pandemia aqui em Pernambuco, vem tomando muitas medidas no que diz respeito a resguardar a saúde de seu efetivo e as pessoas que procuram seus serviços. Já a foram 3657 litros de álcool em gel adquiridos pela Polícia Civil, 2400 [litros] de álcool líquido. Isto está sendo disponibilizado diariamente. Foram mais de 30.600 máscaras, além de mais de 90 mil luvas que estão sendo distribuídas. Diverso insumos que nós estamos disponibilizando para as nossas unidades, como água sanitária, detergente, desinfetante e outros produtos que cuidam da higienização e sanitização”, afirmou Falcão.

Ainda de acordo com o chefe da PC, esquemas de trabalho em casa foram criados para preservar a saúde de agentes e policiais que estão nos grupos de risco da covid-19. “Nós adotamos o regime de teletrabalho, então nós temos aqueles policiais que fazem parte do grupo de risco estão trabalhando home office, contribuindo conosco de casa, formalizando a feitura de relatórios, elaborando ofícios e dando a sua parcela de contribuição.”

Leia também: Famílias relatam dificuldades para encontrar leitos de UTI para pacientes com coronavírus em PE

Não é possível que o mundo está errado e só o Osmar Terra e o Bolsonaro estão certos, diz Alckmin sobre isolamento

Caixa paga auxílio emergencial a informais, MEI, autônomos e desempregados

Falcão falou ainda criação de plantões especiais nas delegacias. “Justamente para evitar que nossos policiais ficassem de segunda a sexta-feira, além dos finais de semana, trabalhando nas delegacias e, consequentemente, se expondo ainda mais. Então nós criamos 42 plantões com o apoio da Secretaria de Defesa Social, esses plantões estão funcionando em escalas de 24h por 72h.”

Sobre o número de policiais civis que tiveram resultado positivo para a covid-19, o chefe do órgão afirmou que “evidentemente fica muito difícil que nós tenhamos nenhum policial infectado, mas até agora já foram 366 policiais que fizeram o teste de covid-19, 53 testaram positivo, infelizmente, e um policial civil faleceu em decorrência de complicações da doença.”

Ouça a entrevista na íntegra: