educação

Por conta da pandemia, UPE decide adiar provas do SSA para 2021

No vestibular seriado, o SSA , alunos fazem provas três vezes, ao final de cada série do ensino médio

Com informações do JC Online
Com informações do JC Online
Publicado em 28/05/2020 às 16:43
Felipe Ribeiro/JC Imagem
FOTO: Felipe Ribeiro/JC Imagem

O Conselho Universitário (Consun), instância máxima da Universidade de Pernambuco (UPE), decidiu adiar as provas do Sistema Seriado de Avaliação (SSA) da UPE serão realizadas somente em 2021, devido à pandemia do novo coronavírus. A proposta foi aprovada por unanimidade na manhã desta quinta-feira (28).

Os alunos do 3º ano do ensino médio, que fazem o SSA 3, farão os testes em janeiro, enquanto os dos 1º e 2º anos, participantes do SSA 1 e SSA 2, respectivamente, terão a avaliação também em janeiro ou até a primeira semana de fevereiro.

O reitor da UPE e presidente do Consun, Pedro Falcão, em entrevista ao Jornal do Commercio, explicou que a decisão foi tomada levando em consideração à situação do Enem 2020. "Não definimos as datas do SSA porque o calendário do Enem ainda está em aberto. Temos um esboço com sugestões de datas, mas só faz sentido fecharmos isso quando houver um posicionamento do Ministério da Educação em relação às datas das provas do Enem", justifica o reitor da UPE e presidente do Consun, Pedro Falcão. O MEC anunciou que no final de junho realizará uma enquete com os inscritos no Enem para que votem em datas de realização do exame, previsto para ocorrer em dezembro ou janeiro.

As inscrições no Enem acabaram quarta-feira (27) e o pagamento da taxa (R$ 85) deve ser realizado até esta quinta-feira (28).

No modelo seriado, os alunos realizam três provas, ao final de cada série do ensino médio. Com o resultado das três avaliações é calculada uma média. Com essa nota o candidato concorre a vagas de graduação. A UPE destina metade das vagas para o SSA (1.740). A outra metade é preenchida pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), coordenado pelo MEC e que usa as notas do Enem.

Novas datas

Em outros anos, as provas do SSA ocorreram em dois dias, um domingo e uma segunda-feira. Embora ache pouco provável de acontecer, Ernani diz que os testes poderão ser marcados em outros dias da semana.

"Nós dependemos da disponibilidade de prédios para realizar as provas", explica o pró-reitor. A UPE utiliza seus prédios próprios e escolas da rede estadual. Como em janeiro existe a possibilidade de haver aulas na educação básica, referentes ao ano letivo de 2020, isso pode dificultar a definição dos locais de provas.

"O nosso desejo é realizar na melhor data e dia para todos. Mas tudo isso vai depender do que teremos disponível na época", observa Ernani. Em janeiro de 2021 há cinco domingos, nas seguintes datas: 3, 10, 17, 24 e 31. O primeiro domingo de fevereiro é o dia 7.