MISSÃO ESPACIAL

Nasa e SpaceX lançam missão tripulada por dois astronautas ao espaço

Missão da Nasa e da empresa privada SpaceX é tripulada pelos astronautas Robert Behnken e Douglas Hurley

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 30/05/2020 às 16:55
Divulgação/ Nasa
FOTO: Divulgação/ Nasa

A Nasa, em parceria com a empresa privada SpaceX - criada por Elon Musk, também dono da fábrica de automóveis elétricos Tesla -, lançaram, neste sábado (30), a nave Crew Dragon. O lançamento aconteceu às 15h22 locais (16h22 de Brasília) do Centro Espacial Kennedy, na Flórida

Este é também “o primeiro voo em órbita de astronautas norte-americanos em foguetes norte-americanos a partir de solo americano desde o final da era do ônibus espacial em 2011”, conforme definiu a própria Nasa.

Diante da necessidade de isolamento social, pela qual boa parte do planeta passa devido à pandemia de covid-19, a Nasa fez uma transmissão especial, via internet, da decolagem da nave espacial que levará os astronautas Robert Behnken e Douglas Hurley até a Estação Espacial Internacional.

O foguete SpaceX de duas partes com os astronautas Robert Behnken e Douglas Hurley a bordo decolou em uma nuvem de chamas alaranjadas e fumaça da Plataforma de Lançamento 39A no Centro Espacial Kennedy da Flórida, para a viagem de 19 horas à Estação Espacial Internacional.

 

Cancelamento

O lançamento estava previsto para acontecer na última quarta-feira (27), mas a Agência Espacial norte-americana (Nasa) adiou a missão devido ao mau tempo.

Todos os preparativos até o lançamento neste sábado foram transmitidos ao vivo. Veja: