A Nasa, em parceria com a empresa privada SpaceX - criada por Elon Musk, também dono da fábrica de automóveis elétricos Tesla -, lançaram, neste sábado (30), a nave Crew Dragon. O lançamento aconteceu às 15h22 locais (16h22 de Brasília) do Centro Espacial Kennedy, na Flórida
Este é também “o primeiro voo em órbita de astronautas norte-americanos em foguetes norte-americanos a partir de solo americano desde o final da era do ônibus espacial em 2011”, conforme definiu a própria Nasa.
Diante da necessidade de isolamento social, pela qual boa parte do planeta passa devido à pandemia de covid-19, a Nasa fez uma transmissão especial, via internet, da decolagem da nave espacial que levará os astronautas Robert Behnken e Douglas Hurley até a Estação Espacial Internacional.
O foguete SpaceX de duas partes com os astronautas Robert Behnken e Douglas Hurley a bordo decolou em uma nuvem de chamas alaranjadas e fumaça da Plataforma de Lançamento 39A no Centro Espacial Kennedy da Flórida, para a viagem de 19 horas à Estação Espacial Internacional.
We have liftoff. History is made as @NASA_Astronauts launch from @NASAKennedy for the first time in nine years on the @SpaceX Crew Dragon: pic.twitter.com/alX1t1JBAt
— NASA (@NASA) May 30, 2020
Cancelamento
O lançamento estava previsto para acontecer na última quarta-feira (27), mas a Agência Espacial norte-americana (Nasa) adiou a missão devido ao mau tempo.
Todos os preparativos até o lançamento neste sábado foram transmitidos ao vivo. Veja: