Coronavírus: Pernambuco zera fila de espera por leitos de UTI, afirma governador Paulo Câmara

Em pronunciamento, o governador Paulo Câmara sobre os leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI)

PANDEMIA
Coronavírus: Pernambuco zera fila de espera por leitos de UTI, afirma governador Paulo Câmara

Leitos de UTI para pacientes do novo coronavírus - Foto: Jailton Júnior/TV Jornal

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, afirmou em pronunciamento, neste domingo (07), que o Estado zerou a fila de espera para leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), após atingir pico de 300 pacientes com suspeitas do novo coronavírus aguardando por uma vaga no mês de maio. Ainda de acordo com o governo estadual, foram colocados em funcionamento 1.543 leitos, distribuídos em 20 municípios, sendo 688 são vagas em de UTI e 855 em enfermarias.

Além disso, o governo afirmou que os pedidos por leitos caíram de mais 2,1 mil em meados de maio para 1,4 mil na primeira semana de junho, ocasionando uma redução de mais de 30%. O Governo de Pernambuco acredita que essa queda é uma tendência.

“Chegamos até aqui graças a maior operação política, sanitária e logística já registrada na historia da nossa Saúde pública. Em 18 de março, ao lado do prefeito Geraldo Júlio, anunciamos que iríamos abrir mil novos leitos para enfrentar a Covid-19. Hoje, somando Estado e Prefeitura da Capital já colocamos à disposição dos pernambucanos 2.407 leitos, sendo 900 de UTI e 1.507 de enfermaria. Vamos continuar reforçando nossa capacidade de atendimento para dar uma assistência digna à população”, afirmou o governador Paulo Câmara . 

Novos leitos

Na última sexta-feira (05), o secretário estadual de saúde, André Longo, divulgou que novos leitos de UTI serão abertos, nos próximos dias, nos hospitais de referência para tratamento do novo coronavírus - unidade Olinda (maternidade Brites de Albuquerque); Mestre Vitalino, em Caruaru; e Dom Moura, em Garanhuns - e também que ventiladores de transporte estão sendo encaminhados para as salas vermelhas dos hospitais Regional de Ouricuri, Dom Moura, além da UPA de Caruaru e UPAE de Garanhuns.

“Além deste grande esforço de abertura de leitos, esta marca que alcançamos hoje é fruto da decisiva colaboração dos pernambucanos, que entenderam a mensagem e adotaram um isolamento social mais rígido, além de medidas de proteção e de distanciamento social que precisam continuar sendo adotadas com a reabertura gradual das atividades a partir da próxima segunda-feira (08.06)”, destaca André Longo.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

COMENTÁRIOS

Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.