CORONAVÍRUS

Coronavírus: clínicas em PE reduzem atendimentos para dar mais segurança a pacientes

Devido ao risco de contaminação pelo novo coronavírus, as atividades foram retomadas, mas com cautela

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 10/06/2020 às 16:14
Jailton Júnior / JC Imagem
FOTO: Jailton Júnior / JC Imagem

As atividades de clínicas médicas, odontológicas e de fisioterapia, consultórios de psicologia, consultórios veterinários e óticas foram reabertas nesta quarta-feira (10). A partir agora, em Pernambuco, esses estabelecimentos terão que adotar medidas mais rígidas de segurança e higiene para evitar contaminação pelo novo coronavírus. Os procedimentos fazem parte do protocolo de biossegurança exigidos pelo Manual de Boas Práticas da Secretaria Estadual de Saúde.

Em uma clínica odontológica no Recife, as mudanças começam já na chegada do paciente e vão até o atendimento. Com a retomada das atividades, dentistas de todo Estado estão se adaptando à nova rotina.

De acordo com o cirurgião dentista Breno Rodrigues, o sistema de marcação de consultas teve que mudar, assim como a quantidade de pacientes atendidos por dia. “A gente tenta deixar um horário maior entre um paciente e outro para que a gente tenha um tempo maior de limpeza e desinfecção da sala para que praticamente os pacientes não se encontrem, evitando assim aglomeração. Quando o paciente chega na recepção a gente faz a aferição da temperatura com termômetro digital. Outra medida que reforçamos foi distribuir em toda clínica pontos de álcool em gel”, disse.

Diminuição no número de atendimentos fisioterapêuticos

As clínicas de fisioterapia também retomaram as atividades nesta quarta-feira (10). Em uma unidade no bairro do Derby, na área central do Recife, as cadeiras foram marcadas para evitar que as pessoas sentem próximas umas das outras. Os pacientes são agendados com um intervalo de uma hora entre um e outro para evitar aglomerações na recepção. Durante o atendimento, todo o cuidado com a higiene.

De acordo com a dona da clínica, a fisioterapeuta Denie Alcântara, antes da quarentena o espaço chegava a receber até 50 pacientes no turno da manhã, número que foi reduzido. “O paciente está sendo atendido com hora marcada, no máximo dois atendimentos por horário. Estamos com quadro de fisioterapeutas reduzido enquanto a gente se adapta a esses novos tempos, disse.