SEGURANÇA

Coronavírus: Sindicato da Habitação recomenda que áreas comuns de condomínios permaneçam fechadas

Devido ao risco de contaminação pelo novo coronavírus, áreas de condomínios como academia e piscina estão fechadas

Atualizada às 17h52
Atualizada às 17h52
Publicado em 10/06/2020 às 15:15
Arnaldo Carvalho/ JC Imagem
FOTO: Arnaldo Carvalho/ JC Imagem

A retomada de algumas das atividades econômicas em Pernambuco aumenta a expectativa das pessoas pelo retorno ao convívio social. Com isso, moradores de condomínios começam a pressionar os síndicos pela reabertura de áreas comuns, como piscinas e parques. De acordo com o presidente do Sindicato da Habitação (Secovi-PE), Márcio Gomes, a recomendação é de que esses espaços de convívio de condomínios não sejam utilizados, por enquanto.

Segundo ele, a orientação do Secovi a decisão deve ser tomada pelo administrador do condomínio em conjunto com os residentes. “Até então, ele [Secovi] ainda recomenda que as áreas comuns permaneçam fechadas. O que a gente pede é que os síndicos têm que ter muito bom senso nesse momento. Caso o síndico, junto com o conselho, entenda que os índices de contaminação baixaram e que já é o momento de iniciar uma reabertura, que ele crie um cronograma, defina a partir de quando deverá ser aberta a área da piscina, a academia de ginástica e tente estabelecer algum protocolo de uso”, disse.

O prédio em que a advogada Rafaela Amaral mora no bairro de Casa Caiada, em Olinda, tem piscina, parque e salão de festa. O parquinho será aberto nesta quinta-feira (11). Para garantir a segurança dos usuários, será necessário realizar agendamento e os brinquedos serão higienizados antes e depois do uso. Mesmo assim, a advogada assiste ao processo com preocupação. “Eu acho precipitado porque não acredito que as pessoas vão ter consciência para manter o distanciamento ou não se reunirem”, contou.

Já o servidor público Arnaldo Duarte, vizinho da advogada Rafaela, acredita que a reabertura desses espaços é importante pois irá ajudar a aliviar o estresse, mas reconhece que o momento pede cautela. "A gente que mora em apartamento se sente numa caixinha de fósforo. A gente vai da sala para o quarto, do quarto para a cozinha. Isso vai ser bom também para aliviar o estresse de idosos e crianças. Se soubermos usar de forma consciente e respeitosa, não vejo nada demais", acrescentou.

Condomínios comerciais

De acordo com Márcio Gomes, o Secovi Nacional também elaborou diretrizes para os condomínios comerciais que estão reabrindo, mas o documento ainda será apresentado. “Com o relaxamento das proibições das atividades comerciais, os condomínios comerciais estão sendo reabertos e o Secovi Nacional preparou um material que vai auxiliar os síndicos e as administradoras quanto a abertura dos condomínios comerciais”, comentou.

O presidente do sindicato destaca que as orientações são baseadas no que os órgãos estaduais e mundiais de saúde recomendam, para evitar a disseminação da covid-19.

Coronavírus em Pernambuco

Após os últimos boletins registrarem queda no número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus, os casos voltaram a crescer. A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou, nesta quarta-feira (10), 925 novos casos de coronavírus em Pernambuco. Entre os confirmados hoje, 730 são casos leves e 195 se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag). Agora, Pernambuco totaliza 41.935 casos já confirmados, sendo 16.286 graves e 25.649 leves.

Além disso, foram confirmadas 78 mortes ocorridas desde o dia 20 de abril. Do total, 62 óbitos (79,5%) ocorreram entre o dia 20 de abril e 06 de junho e 16 (20,5%) foram registrados nos últimos 3 dias. Com isso, o Estado totaliza 3.531 mortes pela doença.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
  • Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
  • Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.4