Pernambuco

Polícia Federal investiga venda de cartões de crédito e habilitação falsificada pela internet

Anúncios são feitos pelo Facebook; PF alerta para que população denuncie fraudes

Priscila Miranda
Priscila Miranda
Publicado em 11/06/2020 às 8:51
Pixabay
FOTO: Pixabay

A Polícia Federal investiga uma quadrilha que vende dinheiro, cartões de crédito e carteira de habilitação falsificados. O anúncio foi encontrado em uma página no Facebook. O chefe de comunicação da PF em Pernambuco, Giovani Santoro, afirmou que entrou em contato com o grupo pelo número de telefone do anúncio e descobriu que a pessoa que seria responsável pelo crime era, na verdade, uma vítima dos bandidos.

“Nós fizemos uma investigação bastante rápida neste perfil e identificamos que, possivelmente, esse bandido está usando o número de Whatsapp clonado de uma pessoa. Quando ligamos para ela, ela enfaticamente disse que não colocou esse anúncio, que é barbeiro em Goiás, e que não estava sabendo de nada disso. O número da pessoa está sendo utilizado, mas como está clonado, ele pode então manter contato com as pessoas, e oferecendo, inclusive, enviar esses tipos de material ilícito através dos Correios.”

Giovani Santoro acredita que o grupo atua com estelionato para que a vítima possa comprar os documentos falsos, depois deposita o pagamento na conta do grupo e nunca recebe a mercadoria. Quem compra esse tipo de material também está cometendo um crime.

O chefe de comunicação da PF orienta a população caso alguém encontre algum desses anúncios na internet.

“É importante as pessoas ficarem atentas para que quando virem um anúncio desses, colaborem com a polícia, até mesmo fazer uma denúncia no site em que o anúncio está hospedado. No próprio Facebook, é possível, que vai tirar o anúncio do ar, o que aconteceu com esse.”

Ouça a reportagem de Isa Maria: