Saúde

Médico fala dos riscos da inalação de fumaça de fogueiras para pacientes com coronavírus

Pneumologista Blancard Torres explicou que fogueiras liberam substâncias tóxicas que podem fazem mal para a saúde das pessoas

Priscila Miranda
Priscila Miranda
Publicado em 12/06/2020 às 10:41
Pixabay
FOTO: Pixabay

Em entrevista ao Passando a Limpo nesta sexta-feira (12), o médico pneumologista Blancard Torres falou dos riscos da inalação de fumaças neste período junino. Este ano, a Prefeitura do Recife proibiu a comercialização de fogueiras e fogos de artifício no São João 2020 por causa da pandemia do novo coronavírus.

“É uma queima de biomassa. Então, quando se queima essa madeira, é lançado no ar partículas de substâncias tóxicas das mais diversas. Essa poluição entra nos ambientes internos. Não adianta fechar as portas, ela vai entrar. A pessoa aspira essas substâncias que provocam um processo inflamatório é o que leva principalmente os pneumopatas e os cardiopatas a irem às urgências”, afirmou.

Com relação aos pacientes com covid-19, o médico explicou o agravamento de sintomas quando há a inalação de fumaça. “As pessoas devem realmente se precaver de todo jeito para não adoecerem. Essa fumaça ela tanto provoca doenças e suscetibilidade a infecções, piorando a possibilidade de covid, de adquirir a covid, como também [do paciente] ir aos hospitais e se contaminarem, porque nós ainda estamos numa pandemia com uma curva que não sabemos se está descendente ou ainda vamos atingir o ápice.”

Ouça a entrevista na íntegra: