Encontrados

Barco com pescadores de Brasília Teimosa que estava desaparecido é encontrado em Itamaracá

Familiares buscavam informações sobre paradeiro de quatro pescadores desde a última quinta-feira (18), quando um tripulante teve contato com a esposa

LOURENÇO GADÊLHA
LOURENÇO GADÊLHA
Publicado em 21/06/2020 às 19:07
Reprodução/Rádio Jornal
FOTO: Reprodução/Rádio Jornal

Com informações de Cinthia Ferreira

Quatro pescadores que estavam desaparecidos desde a última quinta-feira (18) foram encontrados nesse sábado (20). A embarcação havia desaparecido no mar com os quatro tripulantes em Brasília Teimosa, na Zona Sul do Recife. Em nota, a Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos de Pernambuco, informou que o barco foi localizado à deriva em Itamaracá por uma aeronave do Corpo de Bombeiros por volta das 10h. A embarcação estava a 1.500 metros de distância da costa e os quatro tripulantes aparentavam boas condições de saúde.

>> Barco com pescadores de Brasília Teimosa, no Recife, desaparece no mar

O barco, que saiu da colônia de pescadores Z1, na quarta-feira (17), tinha previsão de retornar no início da noite da quinta. De acordo com familiares dos pescadores, o último contato com a tripulação da embarcação ocorreu às 22h da quinta, através de uma ligação entre o pescador William Sena e sua esposa Maria Clara Vieira. Na ligação, o pescador informou que uma pane elétrica havia afetado o barco.

“Tinha passado da hora dele chegar, aí liguei para ele. ‘Vocês estão aonde?’ eu perguntei e ele disse ‘A gente tá no mar, o barco está quebrado’ e aí a ligação caiu e eu não entrei mais em contato. Liguei novamente e já não pegou mais”, afirmou Maria Clara Vieira, esposa de William.

Outros dois pescadores que estavam no barco desaparecido foram identificados como Carlos André e José Luiz. O quarto desaparecido não teve o nome identificado.

A Marinha iniciou uma operação de busca e salvamento, coordenada pelo Salvamar Nordeste, na sexta-feira (19), quando tomou conhecimento do desaparecimento. O navio-patrulha Graúna, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste, foi enviado para ajudar nas buscas um inquérito administrativo para apurar as circunstâncias do ocorrido.

Leia na íntegra a nota da Capitania dos Portos de Pernambuco:

"Em 20 de junho de 2020. A Marinha do Brasil (MB), por intermédio da Capitania dos Portos de Pernambuco (CPPE), informa que a embarcação pesqueira “Miguelito l”, com quatro tripulantes a bordo, foi localizada por uma aeronave do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, no dia de hoje (20), por volta das 10h, a aproximadamente 1.500 metros da costa, no município da Ilha de Itamaracá. O barco, que estava à deriva, foi rebocado por outra embarcação de pesca até a costa e os tripulantes aparentavam boas condições de saúde. Foi aberto um inquérito administrativo para apurar as circunstâncias do ocorrido."