ENTREVISTA

“Pazuello não estava errado”, diz geógrafo sobre relação de inverno do Nordeste com hemisfério Norte

Especialista explicou que apesar de receber influência do hemisfério Norte, as temperaturas do Nordeste não vão despencar para baixo de 0°

LOURENÇO GADÊLHA
LOURENÇO GADÊLHA
Publicado em 22/06/2020 às 10:02
Erasmo Salomão/Ministério da Saúde
FOTO: Erasmo Salomão/Ministério da Saúde

Em entrevista à Rádio Jornal nesta segunda-feira (22), o geógrafo Lucivanio Jatobá afirmou que o ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, não estava errado ao falar que as regiões Norte e Nordeste do Brasil estariam mais “ligadas ao inverno do hemisfério Norte”, enquanto as demais regiões brasileiras estariam "mais ligadas ao inverno do hemisfério Sul". Pazuello foi duramente criticado e a declaração virou meme nas redes sociais.

“Eu não vi anomalia no que o general interino da Saúde disse, porque o Nordeste recebe influência climática e meteorológica do inverno do hemisfério Norte, mas isso não quer dizer que as temperaturas daqui despenquem e fiquem abaixo de 0°. Além disso, a gente também recebe influência do inverno do hemisfério Sul”, disse.

>> Conheça Eduardo Pazuello, secretário executivo que está no Ministério da Saúde interinamente

>> Ministério da Saúde muda formato de divulgação de dados de covid-19

Com o início do inverno no domingo (21), o especialista explicou tecnicamente como a região Nordeste e parte da Amazônia recebem essa influência. “O ar no inverno do hemisfério Norte, principalmente sobre o atlântico, fica bem mais frio. Com isso, há um anticiclone lá em cima dos Açores que cresce e joga um fluxo de ar para o Sul. Esse fluxo é dos alísios de Nordeste, que alimentam a zona de convergência tropical. Com o inverno mais rigoroso no hemisfério Sul decorrente desses fatores, acontece uma interferência no clima do Ceará, do Rio Grande do Norte, do Maranhão, Piauí e inclusive da Amazônia. Não sei o que foi que o general disse de tão absurdo para ser duramente criticado por boa parte do Brasil”, detalhou.

Ainda de acordo com Jatobá, nos próximos cinco dias, uma forte massa de ar frio deve atingir a região Central e Sul do Brasil. “As chuvas que estão acontecendo agora não são provocadas mais no mês de junho pela zona de convergência intertropical. São outras alterações que estão agindo no Nordeste. Tudo isso está relacionado a atividade solar estar mínima. Agora vamos ter um inverno rigoroso no Brasil esse ano, principalmente no Brasil Central e Sul. Daqui a uns quatro dias, vamos ter um ar frio polar que vai invadir o país e provocar uma queda na significativa na temperatura daquela região”, indicou.

Ouça a entrevista na íntegra:

Veja a declaração do ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello: